Quinta, 09 de Julho de 2026
(31) 991298046
Gerais TRÂNSITO

Trânsito na Vitor Fantini causa transtorno

Trânsito na Vitor Fantini causa transtorno

19/03/2015 10h50
Por: Glaucia Melo Clark

Moradores da cidade que passam diariamente pela rotatória da Avenida Vitor Fantini, próximo à Praça de Esportes, têm reclamado constantemente do trânsito confuso na região. O local possui um fluxo intenso de veículo e pessoas. O cruzamento dá acesso a vários bairros da cidade e ainda a Belo Horizonte, General Carneiro, Nações Unidas e outros. Nesses mesmos pontos, vários jovens e crianças que estudam e permanecem em escolas primárias e berçários também tem como acesso está travessia.

Segundo as reclamações, falta de sinalização e de redutores de velocidade coloca em risco a vida das pessoas que gastam até 5 minutos para fazer a travessia da avenida.

Para essas pessoas que não quiseram se identificar isso demonstra a "falta de respeito", do órgão regulador responsável pelo trânsito de Sabará. Elas ressaltam que o problema não é novo, pelo contrário, a situação se arrasta há anos e nenhum governo tomou atitude.

Além disso, as pessoas apontam que a situação se agrava devido a atitude de vários motoristas que descumprem a lei de circulação na rotatória, deixando o fluxo ainda mais confuso e arriscado para ambas as partes. E ainda de alguns motoqueiros que não respeitam quando outros veículos param para o pedestre atravessar e eles surgem e avançam de surpresa sobre esses pedestres.

Procuramos à Secretaria de Defesa Social, responsável pelo trânsito da cidade, para questionar sobre possíveis soluções. Wellington Gonçalves Júlio, gerente de trânsito do município e João de Deus, assessor do secretário de Defesa Social afirmam que nos últimos anos o crescimento no tráfego em Sabará foi alto. O gerente ressalta que a frota de veículos na cidade passou de 12 mil em 2002 para 40 mil em 2013, um aumento extremamente expressivo. Além disso, Sabará virou rota alternativa da BR 381.

Diante dos problemas apresentados Júlio diz que a gerencia de trânsito da cidade está elaborando projetos que pretendem alterar o tráfego naquela região e resolver os problemas apontados pela a população. Em relação à ponte Saldanha Marinho, mais conhecida como ponte da Paciência, a proposta é construir uma passarela para pedestre ao lado da ponte, utilizando material leve, dessa forma a passagem para veículo será ampliada, a pista que atualmente possui 4m passará para 5,4m, o que possibilitará a passagem de dois veículos ao mesmo tempo. Além disso, a pista de rolamento ganhará um reforço em sua estrutura.

Já em relação à rotatória na Avenida Vitor Fantini, próximo a praça de Esportes, o projeto prevê a sua retirada, a inclusão de uma travessia de pedestre e quatro semáforos no cruzamento. De acordo com João de Deus, o projeto é ambicioso e precisa de muito recurso, mas seria a solução para o problema. Júlio diz que dessa forma o trânsito desenvolverá e ficará mais seguro.

O assessor João de Deus explica que apesar do projeto está praticamente pronto, para ser executado necessita de recursos, por isso não tem como afirmar uma previsão. Além disso, existe todo o trâmite legal para iniciar uma obra, algo que demanda algum tempo. Wellington Júlio diz ainda que o projeto será executado em parceria com a Secretaria de Obras.

O gerente afirmou também que as construções da nova avenida na Lagoa da Reta e da via que ligará o Centro a General Carneiro contribuirão para redução do tráfego nessa região.

Para finalizar Júlio disse que a Gerência de Trânsito está aberta para receber críticas e sugestões e que as pessoas podem enviar suas demandas para o email: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 14h13
25°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

25° Sensação
1.93 km/h Vento
41% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)

Mín. 13° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Sábado (11/07)

Mín. 14° Máx. 29°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias