Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

AMAS realiza evento memorável em homenagem as mulheres sabarenses

Um momento de reconhecimento público, embalada por um baile, e que foi dedicado à 39 mulheres que se destacaram por si mesmas ou pelos trabalhos realizados.

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: *Por Rômulo de Almeida
27/03/2023 às 09h53 Atualizada em 27/03/2023 às 10h00
AMAS realiza evento memorável em homenagem as mulheres sabarenses

A AMAS – Associação de Mulheres em Ação de Sabará, promoveu no sábado 11 de março, no Clube Cravo Vermelho, uma noite  dedicada as  mulheres  notáveis da cidade.

Um momento de reconhecimento público, embalada por um baile, e que foi dedicado à 39 mulheres que se destacaram por si mesmas ou pelos trabalhos realizados.

Eliza do Carmo Silva, ou Elizinha Silva, presidente da AMAS,  idealizou, dirigiu e presidiu o evento.  Todas as outras participantes da associação atuaram ativamente nos preparativos. Leninha Paixão,  Vanda Fidelis, Elaine Torres, Valeria Basques e Maria Dorotéia – a Dora.

A  AMAS, associação sem fins lucrativos, tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a valorização, defesa, elevação e incremento da auto estima das Mulheres, acreditando que isso impulsiona vidas. Entre as homenageadas, dois destaques da noite chamaram a atenção do público: Maria América de Castro, ou simplesmente D. Liquita e Nilmara Tramujas, Tia Dulce.

Dona Liquita

Maria América de Castro, a D. Liquita, a Tia Liquita, a Vó Liquita, é a reverência de toda uma cidade  para uma referência de vida. Aos 103 anos,  ainda se debruça sobre a sua competência de uma trajetória de luta: a costura. Costureira exímia, pôde, através dos tempos vestir a sociedade de Sabará, desde uma época em que a mulher só poderia exercer determinadas profissões. Ela é uma presença viva da história das mulheres e da evolução delas na cidade. Foi homenageada como a Mulher Notável entre as Mulheres Notáveis.

     Maria América de Castro, já nasceu forte.  Era época de fim de  grande pandemia. A da Gripe Espanhola. Era 25 de janeiro de 1920. Uma mulher notavelmente secular.

Filha mais velha de uma família que contabilizaria 14 irmãos, não teve muita opção, senão começar a trabalhar muito cedo. Esse trabalho, um dos poucos dignos de ser exercido por  mulheres,  daquela época, cresceu e se desenvolveu a ponto de se sustentar durante uma vida inteira. 

Liquita, como se tornou conhecida, fez da arte da costura, seu estilo de vida. Dona de um cérebro ativo e criativo, fez das suas mãos hábeis, o instrumento de trabalho que a manteve durante o crescimento dos 7 filhos que gerou,  seis naturais e um “de coração”, como D. Liquita costuma afirmar, e que  até os dias de hoje, manuseiam tesouras , agulhas e linhas com maestria.

Dez anos de casamento, D. Liquita fica viúva.  E floresce  aí mulher que já era  guerreira por opção,  agora por obrigação. De criar e educar os filhos, ainda crianças.

D. Liquita é motivo de muito orgulho para toda família. Trabalha regularmente. Viaja para visitar a filha, em outro estado, tece crochê e costuma presentear a todos com suas confecções.  Hoje, essa mulher incansável, mestra da arte da costura e notável aos olhos da população sabarense,  convive com três  irmãos,  36 sobrinhos, 7 filhos,  20 netos e 12 bisnetos.

“ O reconhecimento como Mulher Notável, foi uma honra muito grande e sou agradecida por isso”, acentua D. Liquita. “Graças a Deus e aos cuidados de quem chamamos de “Anjo Protetor”,  e a atenção dos filhos, nossa mãe possui uma boa saúde, cuidados médicos preventivos e de checagem. Não faz uso de nenhum medicamento e não usa óculos. É uma mulher de fé e trabalho. Talvez seja esse o segredo da longevidade dela” ,  finaliza a filha Margarida. 

Tia Dulce

Nilmara é conhecida carinhosamente pelas ruas de Sabará, como Tia Dulce,  onde desenvolve o trabalho de varrição. Contratada há mais de dez anos pela Prefeitura da cidade, Tia Dulce, limpa e conquista a população. Extrovertida e  comunicativa encanta os transeuntes, enquanto ganha sua vida.  

“Gratidão. Sinto-me lisonjeada pelo reconhecimento que recebi, como Mulher Notável”,  dentre tantas mulheres sabarenses importantes,  confessa Tia Dulce. “Gratidão é minha palavra de fé”.

Moradora da Cidade de Sabará há mais de 40 anos, Tia Dulce, enfrentou muitas batalhas, duras, para criar os filhos e sobreviver a muitos abusos que sofreu. “Mesmo assim,  continuei trabalhando e sempre mantendo minha cabeça firme, com Deus. Temos fé, que as coisas sempre melhora e as bênçãos sempre vieram. Nunca fui de desistir da vida não”, conclui.

Acalenta a esperança de ter, de construir a casa própria, e reconstruir a própria família: “Ter uma casa e meus filhos junto comigo: esse é meu sonho” completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BAZAR SOLIDÁRIO Há 1 semana

Fraternidade Olhos da Luz realiza bazar solidário neste sábado no Centro de Sabará

Ação acontece neste sábado (15), das 8h às 16h, na Praça do Coreto, e mobiliza voluntários em apoio ao trabalho social desenvolvido pela instituição há décadas no município

IMAGEM ILUSTRATIVA
É LEI Há 1 semana

BH passa a multar em R$ 1,5 mil porte e consumo de drogas em espaços públicos; medida levanta debate para Sabará

Nova lei de Belo Horizonte prevê penalidade administrativa para quem for flagrado com drogas ilícitas em locais públicos; norma reacende discussão sobre segurança, prevenção e até a possibilidade de municípios vizinhos adotarem medidas semelhantes

Fotos: William Douglas
Além Frio Há 3 semanas

População em situação de rua cresce em Belo Horizonte e revela drama que vai muito além das calçadas

Registros do fotógrafo sabarense Willian Douglas inspiram reflexão sobre o aumento das pessoas vivendo nas ruas, a dependência química, os desafios da reintegração social e as novaas políticas públicas adotadas na capital mineira.

45 ANOS Há 4 semanas

Abrigo Irmã Tereza de Jesus celebra 45 anos de acolhimento, amor e cuidado com idosas em Sabará

Instituição referência em assistência à pessoa idosa completa 45 anos de história em Sabará, marcada pela solidariedade, dedicação e compromisso com a dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Abastecimento afetad Há 1 mês

Falta de água em Sabará: manutenção emergencial da Copasa pode afetar bairros até sexta-feira (24)

Copasa realiza intervenções emergenciais na Região Metropolitana de Belo Horizonte; abastecimento será restabelecido de forma gradativa

Lenium - Criar site de notícias