Quarta, 07 de Outubro de 2026
18°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Roberto Carvalho rumo ao cenário político nacional

Roberto Carvalho rumo ao cenário político nacional

Por: Glaucia Melo Clark
27/07/2018 às 11h49
Roberto Carvalho rumo ao cenário político nacional

Completando 30 anos na vida política, onde esteve sempre engajado com movimentos sociais, militando por causas justas para a população, Roberto Carvalho volta para assumir uma cadeira no Congresso Nacional e continuar seu trabalho de luta por justiça social.

Roberto Carvalho começou sua militância na década de 1970, onde se interagiu com os problemas sociais e tomou gosto pelo tema. O primeiro cargo político como vereador de Belo Horizonte, foi em 1988, foi eleito como o mais votado da capital. Esteve na Câmara Municipal por três mandatos: 1989 -1991, 1998 - 2000 e 2001-2003 e também esteve em três Legislatura como deputado estadual 1991-1995|2003-2007, 2007 - 2009 e ainda foi vice-prefeito de BH 2008-2012.

Já no seu primeiro mandato como vereador foi membro da comissão que construiu, redigiu e aprovou a Lei Orgânica de Belo Horizonte. Entre outras atividades, foi secretário municipal de Esportes de Belo Horizonte (1995/96); líder do Governo na Câmara; vice-presidente da Câmara (2001/02); presidente do Comitê Suprapartidário Pró-Metrô de BH (2000/02). Eleito deputado estadual em 1990; foi líder da Minoria (1993/94), 2º-secretário (1993/94), presidente da Comissão Especial da Santa Casa (2003) e ouvidor. E ainda foi vice-prefeito de Belo Horizonte entre 2008 e 2012.

Após percorrer este longo caminho, Roberto Carvalho volta para desta vez representar Minas no cenário federal. O político diz que o mandato eletivo deve ser instrumento das lutas e causas sociais e esse é o seu propósito e com esse espírito está colocando o seu nome a Pré Candidato a Deputado Federal. “O nosso compromisso tem como base o resgate do Brasil para todos os brasileiros, derrubar a PEC 95, chamada de PEC do Mal, que congela por 20 anos os investimentos em políticas sociais, ou seja, saúde, educação, cultura, esporte e assistência social e decreta o fim da universalização do SUS. Além disso, a instalação de uma Constituinte Exclusiva e as reformas políticas, tributária, jurídica; a democratização da mídia, a auditoria da dívida pública, o controle social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Defesa da Previdência Social e da aposentadoria e benefícios dignos. A defesa intransigente pelos direitos humanos e contra toda forma de discriminação, intolerância e exclusão da pessoa humana e pelo desenvolvimento-sócio econômico e geração de emprego em harmonia com a natureza”, destaca.

Em relação a Minas Gerais Roberto Carvalho destaca que em seu mandato irá buscar recursos e políticas públicas para o desenvolvimento de nosso estado que é um celeiro de vocações, mas que ainda tem sua economia baseada principalmente em comodites seja no agronegócio ou na mineração. “ Um dos nossos grandes objetivos é recolocar BH e a RMBH de novo no mapa do Brasil e pra isso é preciso garantir recursos para grandes obras de infraestrutura como os Anéis Norte e Sul na RMBH e a revitalização do Anel Rodoviário de BH, garantir recursos para a duplicação da 381 e 040, para o Metrô de BH e transformá-lo realmente em um transporte de massa metropolitano. Além da implantação do VLT Metropolitano , porque sem isso não tem como falar em desenvolvimento, geração de emprego na Região Metropolitana e no Estado”, ressalta.

O pré-candidato também salienta a importância e a força de nosso município. Ele destaca que Sabará é uma cidade com alto potencial turístico e um patrimônio brasileiro. Além disso, sua localização tem uma boa logística, pois está a margem da BR381 e é um entroncamento ferroviário nacional. “Apesar disso, hoje não consegue atrair investidores e empresas pelo gargalo viário e se não buscarmos recursos para solucionar tais problemas como garantir a duplicação da 381, o Anel Sul e o transporte de massa, a cidade pode se transformar definitivamente em cidade dormitório. Por isso nosso compromissos com a cidade é buscar soluções que promovam o desenvolvimento sócio-econômico”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ELEIÇÕES 2026 Há 18 horas

Eleições 2026 em Sabará: Flavio Bolsonaro vence Lula por margem apertada; veja os mais votados

Conceição Arruda conquista 3.299 votos e fica em terceiro lugar para deputada federal em Sabará; Cleitinho lidera para governador e Marília Campos recebe mais votos para o Senado

Foto Reprodução site: encontronacional.trip4x4store.com.br
ELEIÇÕES 2026 Há 2 semanas

Conceição Arruda: trajetória política reúne mandatos na Câmara de Sabará e disputas eleitorais desde 2008

Ex-vereadora de Sabará e candidata a deputada federal em 2026, Conceição Arruda tem histórico de atuação na área da saúde e já disputou eleições municipais e federais em Minas Gerais.

FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM REDES SOCIAIS
INVESTIGAÇÃO STF Há 3 semanas

STF decide hoje se abre investigação contra Alexandre de Moraes; assista ao vivo

Sessão extraordinária analisa relatório da Polícia Federal sobre mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e pode aprofundar investigação envolvendo o ministro

ELEIÇÕES 2026 Há 1 mês

Ex-vereadora Conceição Arruda concorre à Câmara dos Deputados

Ex-vereadora e candidata pelo União Brasil apresenta sua experiência no Legislativo municipal e a trajetória construída em Sabará como credenciais para buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados

Fotos: Christian Martins
NIKOLAS FERREIRA Há 1 mês

Nikolas Ferreira volta a Sabará em caminhada de campanha e fala sobre atuação parlamentar

Deputado federal, que recebeu 12.577 votos no município em 2022, conversou com apoiadores e falou à Folha de Sabará sobre emendas destinadas à cidade e sua atuação na Câmara

Lenium - Criar site de notícias