O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Antonio Alves Júnior para chefiar a embaixada do Brasil na República da Costa Rica. Foram 38 votos a favor e 2 contra, com 2 abstenções.
Alves Júnior foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na manhã desta quarta. Ele observou que o Brasil mantém com a Costa Rica um comércio de qualidade envolvendo produtos tecnológicos. Também relatou que o país conta hoje com um governo menos protecionista e afirmou que uma de suas tarefas será avançar em um acordo do Mercosul para venda de carne bovina:
— Os quatro embaixadores do Mercosul na Costa Rica conseguiram abertura para a importação de carne bovina. É uma tarefa inacabada e caberá a mim dar prosseguimento.
Antonio Alves Júnior foi diretor do Departamento da América Central e Caribe do Itamaraty entre 2015 e 2017 (a partir de 2016 o departamento passou a incluir também o México). Recentemente foi encarregado de negócios na embaixada brasileira em Cuba e é o atual cônsul-geral do Brasil em Córdoba, na Argentina. Este será o seu primeiro trabalho como embaixador.
O senador Chico Rodrigues (União-RR) foi o relator da indicação (MSF 76/2022).
Brasil e Costa Rica estabeleceram relações diplomáticas formais em 1906. O Itamaraty entende que o país centro-americano possui longa tradição democrática e ativa atuação internacional, particularmente em temas relacionados à agenda de direitos humanos e meio ambiente.
O Programa de Cooperação Técnica Brasil-Costa Rica está amparado pelo Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, promulgado em 1999. A cooperação técnica bilateral é implementada na modalidade de custos compartilhados em 50%, por se tratar a Costa Rica de país com nível de desenvolvimento semelhante ao do Brasil.
Em 2021, o fluxo de comércio Brasil-Costa Rica totalizou 397,2 milhões de dólares, com 325,6 milhões em exportações brasileiras e 71,6 milhões em importações. O saldo brasileiro foi de 254 milhões de dólares, com destaque para automóveis, produtos semiacabados de ferro e aço, papel e fios e tecidos especiais. As principais importações foram compostas por produtos para usos medicinais, cirúrgicos, dentários ou veterinários, vidraria, válvulas e tubos termiônicos.
No período de janeiro a agosto de 2022, as exportações do Brasil para a Costa Rica somaram 328 milhões de dólares — cifra superior à registrada em todo o ano de 2021 — com superávit brasileiro de 255 milhões.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 9° Máx. 24°
Mín. 9° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 9° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
