O maior patrimônio que uma cidade pode ter é o seu povo. Sabará é feita de pessoas simples, mas que enfrentam a vida com alegria, força e coragem. Cada cidadão sabarense traz consigo uma grande história de vida.
Dona Virgínia Benedita dos Santos, 92, que mora no bairro Campo Santo Antônio há quase 70 anos, é um exemplo disso. Ela veio de Roças Novas com o marido Sebastião Rita de Souza para criar os oito filhos em Sabará. Seu marido, conhecido como Tião Rita, trabalhou por 25 anos no cemitério municipal e faleceu em 2015.
Por aqui, ela trabalhou como doméstica, lavadeira e até na produção de blocos de adobe com o marido para ajudar no sustento da família. Assim como muitos brasileiros, o sonho da casa própria foi construído aos poucos. Foi, literalmente, feito um cômodo de cada vez na casa em que vive.
Apesar de não ser alfabetizada, Dona Virgínia administrou seu lar e fez com que todos os filhos frequentassem a escola. Ainda hoje ela gosta cuidar das plantas e fazer as compras da casa.
Apesar da idade, a idosa mantém uma tradição firme: preparar o almoço de domingo. A família que hoje tem 17 netos, 13 bisnetos e 7 tataranetos se reúne para apreciar uma boa macarronada, frango e maionese.
Dona Virgínia diz que estes momentos com a família reunida te dão ânimo para seguir em frente. Seu filho mais novo, Vanderlei de Souza, fala com orgulho que sua mãe sempre foi honesta e batalhadora. Ele também fala da importância de manter a tradição de reunir a família. “Isso é muito significativo porque nesse dia ela se diverte. Esse é um legado que eu passo para minha família, mas que hoje, infelizmente, está se perdendo. Ela fica muito feliz porque sabe que tem muito amor na família”, conclui Vanderlei. Que esse costume continue nos lares sabarenses e que histórias de vida como a de dona Virgínia nos inspirem, pois são delas que nossa cidade é feita.




AVAG AVAG inaugura nova unidade no bairro Nossa Senhora de Fátima e amplia o trabalho social
INCLUSÃO Parque Girassol em Sabará: primeiro parque sensorial do município será inaugurado hoje às 10h na Praça do Barão
Liga STEAM 2026 Últimos dias: inscrições para o Prêmio Nacional Liga STEAM 2026 são prorrogadas para 26 de junho
Serviços Gratuitos Cemig realiza atendimento presencial em Sabará nesta quinta e sexta-feira com negociação de débitos e serviços gratuitos
PMRR Sabará promove oficinas participativas para ouvir moradores e construir Plano Municipal de Redução de Riscos
Organizações Sociais Prefeitura de Sabará prorroga prazos para renovação de inscrições nos conselhos municipais Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
