Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Oportunidade e Emprego CENSO 2022

IBGE abre processo seletivo simplificado complementar para recenseadores em Sabará

As inscrições para contratação temporária de 48.535 recenseadores do Censo 2022 em todo o Brasil terminam na próxima quarta-feira (15)

13/06/2022 14h59
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: PORTAL IBGE
IBGE abre processo seletivo simplificado complementar para recenseadores em Sabará

. As vagas são para nível fundamental completo e estão distribuídas em todas as unidades da federação. Os interessados devem acessar o Portal do IBGE, e fazer a inscrição por meio do formulário virtual sem cobrança de nenhuma taxa. O IBGE abriu o processo seletivo simplificado complementar (PSS) no dia 9 de junho.

A seleção será feita por análise curricular. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.  A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

São Paulo é o estado com o maior número de vagas: são 18.589 espalhadas por 635 municípios. Grande parte delas (5.426) está concentrada na capital paulista. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas por 492 municípios. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas.

Ao todo, o IBGE deve contratar 206.891 servidores temporários para trabalhar no Censo. Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril.

Processo complementar

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, diz Bruno Malheiros.

 

As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

 
SABARÁ
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo simplificado complementar para o Censo Demográfico 2022. São 35 vagas para a contratação de recenseadores em Sabará, sendo que oito são destinadas ao Distrito de Ravena.
As vagas são para o nível fundamental completo. Não haverá prova, sendo a seleção feita por análise de títulos. A remuneração é por produção. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de junho, por meio do endereço eletrônico www.ibge.gov.br/pss-complementar.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, acesse ibge.gov.br.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 06h13
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
1.93 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias