Neste sábado começa mais uma edição da Campanha Outubro Rosa. A ação nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade. Durante o mês, diversos prédios são iluminados na cor rosa em todo o país como o Cristo Redentor e o Arco da Lapa, no Rio de Janeiro, O Museu de Artes e Ofícios, o Palácio das Artes e a Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, entre outros prédios públicos e privados.
Os eixos da campanha são: Divulgar informações gerais sobre câncer de mama; promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização); e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.
Em Sabará, no último ano, durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde promoveu em todas as regionais do município encontros, palestras e caminhadas sobre o tema. Além disso, o Pontilhão Ferroviário também foi iluminado na cor rosa. Este ano novas ações serão realizadas em prol da conscientização.
Estatísticas
Em Minas Gerais o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o estado em 2014 apontavam que eram esperados 5.210 novos casos da doença, uma taxa bruta de incidência de 49,71 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. O Registro Hospitalar de Câncer do estado demonstrou que em 2013, 4.905 mulheres mineiras fizeram a primeira consulta por câncer de mama. A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2012, é de 12,93 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.
Mín. 12° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 23°
Tempo nublado