VIEW GO
ANUNCIO POP UP ANGLOGOLD ASHANTI
cartorio 1
cartório 2
anglogold web série
FIEMG CAMPANHA PI 39117
CEMIG CAMPANHA_PI 29438_Perfil 252
comer e beber3
Senado Federal

Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia é instalada no Congresso

Com adesão inicial de 26 senadores e 7 deputados, foi instalada nesta quarta-feira (27) a Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE)...

27/10/2021 12h25
Por: Glaucia Melo Clark
Fonte: Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Com adesão inicial de 26 senadores e 7 deputados, foi instalada nesta quarta-feira (27) a Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE). O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi eleito presidente do grupo, que terá como vice o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). 

A frente foi criada para promover debates, incentivos e propostas legislativas sobre políticas que estimulem o uso sustentável dos recursos e a geração e o consumo responsável de energia de todas as matrizes. 

Ao assumir o comando do colegiado, Jean Paul informou que outros parlamentares ainda podem se juntar aos trabalhos, e que a intenção é integrar todos os segmentos que compõem o setor, de modo a evitar competições predatórias. 

— Essa é a grande frente do Congresso Nacional que vai reunir todas as fontes, renováveis e não renováveis, abordando aspectos sociais, ambientais e econômicos — esclareceu o senador. 

A competição entre os diferentes setores também preocupa o vice-presidente Lafayette de Andrada. Ele lembrou que o Brasil é um país rico em fontes de energia e que é preciso utilizá-las de modo inteligente, e não "de forma fratricida e suicida".

— O setor energético tem um complexo de matrizes e nichos competindo entre si; por isso precisamos fazer uma harmonização desses nichos, objetivando o progresso do Brasil e a diminuição do preço da energia — avaliou. 

Críticas ao governo

Para o senador Paulo Rocha (PT-PA), a FPRNE assume ainda mais relevância pelo fato de o atual governo não ter condições de resolver os problemas do país, tampouco fazer planejamento estratégico para o futuro. 

 — Esta frente nutre a esperança de que há brasileiros na política que pensam o futuro. Pensar no futuro aproveitando nossas riquezas é uma das preocupações deste grupo de trabalho, do qual pretendo participar ativamente — afirmou. 

Já o senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e José Aníbal (PSDB-SP) destacaram que o objetivo da frente é apontar caminhos e soluções para que a energia chegue aos consumidores, tanto pessoas físicas quanto empresas, de modo mais eficiente e mais barato. 

Também participaram da reunião desta quarta-feira dezenas de representantes de associações e entidades setoriais. Todos demonstraram apoio e se dispuseram a ajudar os parlamentares. 

A criação do grupo parlamentar é resultado de um projeto de resolução (PRS 30/2021) aprovado em junho pelo Senado. De acordo com o texto, apresentado por Jean Paul Prates, a frente parlamentar se reunirá preferencialmente no Senado e será integrada por congressistas das duas Casas do Congresso Nacional.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 02h13
24°
Tempo nublado Máxima: 35° - Mínima: 21°
24°

Sensação

6.05 km/h

Vento

75%

Umidade

pendencia 64948
PUBLICAÇÕES LEGAIS
ALMG_PI 66298
ALMG ABRIL PI 67150 parte 2
pendencia 64948
ALMG eleições setembro
almg abril
Municípios
RETÂNGULO ANUNCIE
ALMG SETEMBRO PI 68536
Últimas notícias
ALMG SETEMBRO PI 68536
Mais lidas
Anúncio
Anúncio