Sábado, 27 de Junho de 2026
(31) 991298046
Dólar comercial R$ 5,17 +0,03%
Euro R$ 5,88 +0,00%
Bitcoin R$ 330.795,17 ++1,07%
Bovespa 173.295,14 pontos +0.76%
Ciências

Campus do IFMG será inaugurado em 2017

Campus do IFMG será inaugurado em 2017

02/12/2015 20h20
Por: Glaucia Melo Clark
Campus do IFMG será inaugurado em 2017

Durante solenidade de apresentação do novo reitor, docentes falaram sobre o atraso nas obras

O novo reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), professor Kléber Gonçalves Glória, foi apresentado à administração municipal de Sabará. A reunião solene aconteceu na tarde da quinta-feira, dia 5, com a presença do prefeito, Diógenes Fantini, além de vereadores e secretários.

Logo no início da reunião, Fantini – que apresentou o reitor aos convidados presentes; desejou sucesso e se colocou a disposição de Kléber para parcerias. “É um prazer enorme recebê-lo na Prefeitura. Espero que sinta á vontade para voltar a nossa cidade já que aqui temos um dos campos do Instituto e em breve teremos em nosso município um dos maiores prédios do IFMG. Desejo que com sua enorme experiência, consiga transmitir bons frutos aos nossos universitários e estudantes sabarenses e aqueles que escolheram vir estudar no Campus Sabará”, disse.

Além de Sabará, o IFMG tem mais 15 unidades; Kléber substitui o professor Caio Mário Bueno Silva, que esteve à frente do Instituto desde sua criação, em 2009.

“Temos aproximadamente 15 mil alunos e mais de 700 docentes em nossas unidades e esperamos que o Instituto cresça cada vez mais. Aqui em Sabará há uma possibilidade de um crescimento ainda maior já que teremos um campus novo que está em construção. Eu me coloco a disposição da administração municipal para projetos e cursos que possam beneficiar os sabarenses. Já adianto que continuaremos com a oferta do Pronatec na unidade local. Independente do campus que está sendo construído, o que desejamos é que o IFMG se torne referência de ensino, que o nome do Instituto seja cada vez mais reconhecido através de ensino de qualidade”, disse o reitor.

Kléber Gonçalves é graduado em Letras, mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade e doutor em Gestão Pública. Possui, ainda, as seguintes especializações: Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Lavras, Metodologia do Ensino Superior, Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Aperfeiçoamento em Gestão para os Gestores dos Institutos Federais pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Com longa história no IFMG, é ex-aluno do Campus São João Evangelista. No período de 1984 a 1991, foi técnico-administrativo em Educação na então Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista. E, de 1992 até o momento, ocupa o cargo do docente na mesma instituição. Também atuou como Diretor Geral do Campus São João Evangelista por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Ao término de seu mandato como Diretor Geral, participou ativamente dos trabalhos de construção do IFMG.

NOVO CAMPUS

DE SABARÁ

Também estava na reunião o pró-reitor administrativo, Márcio Rezende; a diretora geral do campus Sabará, Wanderci Alves Bitencourt e a diretora de pesquisa e extensão, Ludmila Nogueira Murta.

Em Sabará, o campus da IFMG está sendo construído no antigo campo sobradinho, no bairro Sobradinho. As obras começaram dia 25 de janeiro de 2014 e tinha inicialmente a previsão de conclusão para julho de 2016; porém, a construção encontra-se em atraso e pelo menos o primeiro prédio do novo campus só deverá funcionar em janeiro de 2017.

“No momento, estamos com um atraso nas obras de cerca de 90 dias; considero um atraso normal para uma construção de grande porte como esta. No decorrer dos trabalhos, encontramos algumas dificuldades no caminho que não eram previstas, como muitas pedras no loteamento e parte de uma tubulação de energia da Cemig no subsolo. Contudo, não são atrasos que devemos nos preocupar neste momento. Claro que todos nós queremos ver o Campus funcionando, mas estamos fazendo uma obra de qualidade para o município e para que isso seja feito da melhor maneira possível, são necessárias algumas atenções especiais. A previsão é uma inauguração parcial no final do ano que vem ou início de 2017”, explicou Márcio Rezende.

Atualmente, o Campus Sabará funciona numa sede provisória localizada na Avenida Serra da Piedade, 299, no bairro Morada da Serra. Ao todo, essa unidade do IFMG possui aproximadamente 350 estudantes que estão divididos entre os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Processos Gerenciais e os cursos técnicos em Administração e Logística. A unidade já ofereceu também curso de pós-graduação em Gestão Pública, porém, não há previsão de nova oferta dessa modalidade.

A diretora geral, Wanderci Bitencourt, disse que apesar do atraso, a construção segue um curso normal e ampliará em mais de 100% as oportunidades de ensino superior na cidade. “Claro que todos nos preocupamos com esses atrasos, mas deparamos com situações não previstas. A construção do campus foi dividida em módulos e a ideia é que seja inaugurada por partes, à medida que for concluindo as etapas. O Bloco 1 – que é o prédio didático, será o primeiro a ser inaugurado; o Bloco 2 que é o prédio de apoio e o Administrativo, estão nos outros módulos e serão construídos posteriormente; já o ginásio será a última parte, deixaremos ainda um terreno para outras ampliações futuras. A intenção é aumentar em números consideráveis nossa oferta de vagas para os estudantes, além de podermos ofertar novos cursos. Atualmente, quase 90% dos nossos matriculados moram no município”, disse.

A obra está orçada em mais de 16 milhões; o valor é um repasse oriundo do Governo Federal. Finalizado, o IFMG terá capacidade para receber cerca de 2.000 estudantes.

Além do prefeito e os docentes, participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de esportes, Ricardo Antunes; as vereadoras Teresinha e Conceição Arruda; a secretária de saúde, Maria de Lourdes Menezes; o secretário de educação, Jessé Batista; o secretário de obras, Alex Rodrigues; a secretária de desenvolvimento social, Cátia Sales; a administradora regional, Fanny Melo; além de outros secretários e vereadores, representantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 17h13
23°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 26°

23° Sensação
2.8 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)

Mín. 14° Máx. 25°

Tempo limpo
Segunda (29/06)

Mín. 13° Máx. 27°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias