Terça, 28 de Setembro de 2021 13:39
(31) 99129-8046
Anúncio
SOCIAIS HOMENAGEM

O Adeus ao nosso amigo Michel Spadano.

Faleceu hoje aos 91 anos um dos maiores parceiros e amigo da Folha de Sabará. O craque sabarense Michel Spadano

28/07/2021 13h45 Atualizada há 2 meses
735
Por: Redação Fonte: Folha de Sabará
O Adeus ao nosso amigo Michel Spadano.

 

 

Quem não conhecia o Sr. Michel, que ao lado da sua esposa Wanda sempre foi uma pessoa muito agradável, que gostava de viver. Como era gostoso ver os dois de mãos dadas pelas ruas da cidade distribuindo alegria e amor. Quem é sabarense não esquece desde lindo casal!

 

Casado há 68 anos com a Sra. Wanda Ferreira Spadano, pai de dois filhos, a história do craque no time Siderúrgica durou quase uma década, mas na Companhia Belgo Mineira ficou por 37 anos, chegando ao cargo de Chefe de Departamento de Controle de Qualidade, recebendo ao longo de sua jornada diversas condecorações pelos serviços prestados.

Ainda no futebol, foi diretor e presidente do, também sabarense, Santa Cruz Futebol Clube e ajudou o time a ser tetracampeão. Spadano foi ainda diretor social do Clube Cravo Vermelho por cerca de 15 anos.

 

Em uma entrevista exclusiva a Folha no ano de 2016, Michel contou um pouco sobre sua vida:

“Minha vida foi se desenrolando a medida que as coisas nela foram acontecendo. Minha esposa, sempre companheira, participou de cada detalhe desta história. Além do Siderúrgica, joguei em João Monlevade, no qual a Belgo também tinha um time de futebol; e também joguei no Democrata de Governador Valadares. Ainda em meados de 1956, na época noivo de Wanda, estive no Rio de Janeiro à convite do Fluminense onde também realizei alguns jogos. O time carioca queria me contratar mas, por opção, hoje talvez acertada, pedir para que o Siderúrgica não me liberasse, queria ficar em casa”, relata.

Atualmente Michel estava com 91 anos de idade, foi presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Sabará, no qual ele também fez história para cuidar da saúde e direitos dos idosos e pensionistas sabarenses.

 

Associação dos Aposentados

“A Associação foi criada em 1980 e Sr. Michel Spadano esteve lá desde 1983. Ele relatou a Folha que na época a sede da Associação pertencia também a Belgo como muitos outros prédios da cidade. “Consegui comprar essa casa e aos poucos fomos instalando alguns serviços. Sr. Michel não recebia para ser o presidente da Associação, sempre  trabalhou por prazer, como tudo que fazia pela vida”.

 

Também em entrevista a Folha em 2016 ele mostrava em suas mãos, diversos recortes de vários jornais e revistas, que foi guardado com muito carinho. Até mesmo as fotografias e encartes das várias premiações como funcionário padrão da Belgo Mineira. Michel e nenhum morador da cidade poderia esperar que sua trajetória marcaria a história de Sabará e de Minas Gerais.

 

65 anos de história do esporte na televisão mineira – um verdadeiro Gol de Ouro.

 

Foi há exatamente 65 anos que Minas Gerais presenciou lance por lance, jogadas e criações do primeiro gol da história da televisão no Estado. E essa proeza saiu nada menos do que dos pés do sabarense, o  Michel Spadano, que hoje se despede da vida terrena e agora foi driblar em outras arenas, mas bem pertinho de Deus.

A jogada aconteceu no dia 15 de janeiro de 1956, quando a recém-inaugurada (em 1955) TV Itacolomi transmitiu o primeiro jogo televisionado em Minas Gerais, a partida foi entre o time sabarense Siderúrgica e o Villa Nova da cidade de Nova Lima; que ocorreu na tarde de domingo daquele dia, no Estádio Sete de Setembro, atual Independência, no bairro Horto em Belo Horizonte.

Entre prozas e risadas, Michel Spadano contou em entrevista a Folha de Sabará que lembrava de cada detalhe do lance que faria de sua história um marco no futebol mineiro. “Naquele ano eu já tinha um contrato com o Siderúrgica, pois assim como os demais jogadores, eu trabalhava na Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, na qual pertencia o time. Para jogar era preciso ser funcionário da empresa. A Belgo fornecia moradia para os empregados aqui na cidade, além de um salário como jogador”, explica.

Segundo Michel, o time movimentava os finais de semana da cidade. “Treinávamos todas as tardes depois do dia de trabalho, não era nada cansativo. Os jogos aconteciam sempre aos domingos e na segunda-feira ganhávamos folga. Mesmo naquela época, já éramos cobrados por cada jogo ruim, mesmo quando a gente ganhava a partida. Tudo era levado muito a sério”, relembra.

O gol histórico aconteceu aos dois minutos de jogo, quando Spadano com um chute de longa distância acertou as redes do Villa Nova, registrando na história o primeiro gol exibido em televisão mineira; depois outro jogador marcou o segundo gol que deu a vitória ao time sabarense por 2 x 0. Hoje quando se comenta o assunto nas ruas da cidade, muitos se lembram – Michel o craque sabarense.

Sabará e o time Siderúrgica foram ainda um dos protagonistas do primeiro jogo transmitido de outra cidade para Belo Horizonte pela TV Itacolomi. Naquele mesmo ano, em agosto de 1956, o estadinho da Praia do Ó em Sabará recebeu o América pelo turno do Campeonato Mineiro. A TV esteve na cidade e transmitiu a partida que também foi jogada por Michel.

 

Homenagem Esporte Clube Siderúrgica

Em sua página nas redes sociais o Esporte Clube Siderúrgica deixou uma mensagem  em homenagem ao seu grande jogador: “Um dos nossos ídolos se foi, Michel Spadano foi atacante Alvi-Anil. Ele tem um marco na história do clube e da Televisão, foi dele o 1° gol televisionado em Minas Gerais. Força e conforto para a família. Descanse em paz, ídolo!

 Velório

Sr. Michel será velado hoje, 28 de julho de 14h às 16h no velório da Santa Casa.

Folha de Sabará

O que podemos dizer é muito obrigada Sr. Michel. Temos orgulho de ter contato a sua história por várias vezes nas páginas da Folha de Sabará. Histórias que ficarão registradas para sempre. Que Deus na sua imensa força e bondade, traga conforto a toda família em especial a nossa amiga Wanda Spadano. Obrigada por ter sido um grande exemplo e por cuidar por tanto tempo da saúde e direitos dos idosos e pensionistas sabarenses. Em nome de todos o nosso muito obrigada!

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Sabará - MG
Atualizado às 13h24 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 32°

29° Sensação
6.7 km/h Vento
37.7% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias