O Papa Francisco instituiu o dia mundial de oração pelo cuidado da criação, que a partir deste ano se celebrará a 1 de Setembro, em concomitância com o análogo dia da Igreja ortodoxa.
A iniciativa – explicou o Pontífice numa carta aos cardeais Turkson e Koch – inclui a sugestão expressa pelo metropolita Ioannis de Pérgamo por ocasião da apresentação da encíclica Laudato si' e visa suscitar nos fiéis «uma conversão espiritual profunda» como resposta à actual crise ecológica.
O dia – escreveu Francisco – «oferecerá a cada fiel e comunidade a preciosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardiães da criação, elevando a Deus acções de graça pela obra maravilhosa que ele confiou aos nossos cuidados, invocando a sua ajuda pela protecção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo no qual vivemos». Além disso, a coincidência com a data na qual também os ortodoxos rezam pela criação será «uma ocasião profícua para testemunhar a nossa comunhão crescente», num tempo em que «todos os cristãos enfrentam idênticos e importantes desafios, aos quais, para resultar mais críveis e eficazes, devemos dar respostas conjuntas». Eis então os votos para que a celebração «possa envolver, de qualquer forma, também outras igrejas e comunidades eclesiais». Carta do Papa.
Fonte: L’Osservatore Romano
PROGRAMAÇÃO Festa de Santo Antônio reúne missas, procissões e programação especial no Santuário de Roça Grande, em Sabará
Histórias de fé Os milagres de Santo Antônio que atravessaram séculos e fortalecem a fé de milhões de devotos
Devoção Centenária Santuário de Santo Antônio de Roça Grande preserva mais de 300 anos de fé e tradição em Sabará
FÉ E TRADIÇÃO Santo Antônio: conheça a história do santo mais popular das festas juninas e sua ligação com os casamentos
CORES DO ROSÁRIO Cores do Rosário e Comida de Senzala reafirmam tradição e valorizam a cultura afro-brasileira
Corpus Christi Tapetes de Fé: Corpus Christi mantém viva uma das mais belas tradições de Sabará Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 26°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
