O Congresso Nacional decidiu derrubar nesta terça-feira (1º) o veto parcial do presidente Jair Bolsonaro (VET 17/2021) à lei que garantiu isenção do pagamento da conta de luz para moradores do Amapá prejudicados pelo apagão que atingiu o estado no ano passado (Lei 14.146, de 2021). Com a derrubada do veto, famílias de baixa renda desse estado que haviam sido atingidas pelo apagão terão uma isenção adicional, correspondente a três faturas.
A lei se originou de uma medida provisória (MP 1.010/2020) à qual o Congresso acrescentou a previsão de isenção extra para os consumidores residenciais de baixa renda e as unidades residenciais e rurais com consumo médio mensal de até 280 quilowatts-hora. Com a derrubada do veto, essa medida volta para o texto da lei. A isenção será concedida com o valor que sobrar dos R$ 80 milhões liberados para compensar o benefício inicial.
Segundo o governo, o veto a esse trecho era necessário porque a isenção de novas tarifas geraria gastos extras aos cofres públicos. “Apesar de meritória, a medida ampliaria o escopo do texto original, o que representaria a criação de nova despesa para a União em 2021 sem previsão orçamentária. Dessa forma, o presidente acatou a recomendação do Ministério da Economia, que indicou que o dispositivo feriria a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, justificou o Executivo na ocasião.
Com informações da Agência Brasil
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 8° Máx. 20°
Mín. 9° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 10° Máx. 24°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
