Quarta, 07 de Outubro de 2026
18°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Partidos de oposição entram com pedido de investigação na PGR contra Dilma

Partidos de oposição entram com pedido de investigação na PGR contra Dilma

Por: Glaucia Melo Clark
27/05/2015 às 17h41

Lideranças do PSDB, DEM, PPS e Solidariedade protocolaram nesta terça-feira (26) representação junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) na qual pedem a abertura de investigação contra a presidente Dilma Rousseff pela prática de crimes contra as finanças públicas e de falsidade ideológica (leia a íntegra do documento aqui).

Objetivos comuns - O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), ressaltou que a ação jurídica se complementa à proposta de cunho político que será apresentada nesta quarta-feira (27) pelos movimentos de rua requerendo o impeachment da petista. Sampaio lembrou ainda que ambas tem um propósito comum: afastar Dilma do Palácio do Planalto.

“São duas alternativas: temos o caminho do impeachment, que é de natureza politica, e a representação ao procurador-geral da República, de natureza jurídica. São medidas que se complementam. Da mesma forma que estamos aqui representando contra Dilma por conta dos crimes que cometeu, amanhã estaremos acompanhando os movimentos de rua que protocolarão o pedido de impeachment”, disse Sampaio.

Fartas provas – O pedido foi entregue diretamente ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na saída, o líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE), manifestou a expectativa de que o Ministério Público atue com “absoluta isenção” na análise das “fartas provas” apresentadas na peça. “O Brasil aguarda com expectativa a palavra a ser dada pela PGR. Foi uma conversa de elevado espírito público, com a compreensão do papel das oposições tem, de representar a expectativa de milhões de pessoas. Com serenidade, Janot distribuiu a matéria para ter o primeiro parecer da sua assessoria e então, no momento propício, se pronunciar”, disse. “Esperamos ter um parecer em breve”, completou Sampaio.

Caso a PGR acolha a ação e proponha a investigação, o efeito imediato será uma solicitação por parte do STF para que a Câmara autorize o afastamento de Dilma por 180 dias. “Evidentemente para que a representação tenha os frutos que esperamos, o PGR tem que aceitar e propor a ação penal contra a presidente”, ponderou o líder na Câmara.

Com Sampaio à frente, lideranças da oposição chegam à PGR. Tucano ressaltou que ação jurídica e pedido de impeachment a ser apresentado pelos movimentos de rua nesta quarta-feira se complementam e buscam o afastamento da presidente.

Embasamento – Preparada pelo renomado jurista Miguel Reale Júnior, a representação baseia-se em acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União), em representação do Ministério Público de Contas perante o TCU e em relatório de Inspeção feita pela Secretaria Geral de Controle Externo e pela Secretaria de Controle Externo da Fazenda Nacional.

A ação ressalta que, sendo a presidente da República responsável pela Administração Superior e ciente da situação financeira, permitiu a realização de operações de crédito proibidas, e em ano eleitoral, para pagamento de despesas do Tesouro depois não contabilizadas.

Como lembra Bruno Araújo, o TCU considerou um crime as “pedaladas” de R$ 40 bilhões e inclusive recusou recurso do AGU. “Os elementos apresentados na ação não são hipóteses, mas crimes cometidos e, na visão da oposição, com conhecimento da presidente.”

Além de Sampaio e Bruno, estiveram na PGR os líderes do DEM, Mendonça Filho (PE); do Solidariedade, Arthur Maia (BA); do PPS, Rubens Bueno (PR); e o deputado Roberto Freire (PPS).

Movimentos de rua acompanham – Representantes de movimentos de rua estiveram na PGR para acompanhar a entrega da ação e aplaudiram os quando os deputados deixaram o prédio. Com cartazes e palavras de ordem contra o PT e Dilma, manifestaram apoio aos parlamentares. Além disso, cobraram do PGR o acolhimento da ação. “Parabéns a vocês que se envolveram nesta luta e conseguiram expressar a indignação do povo brasileiro”, disse Sampaio em entrevista a um representante dos movimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ELEIÇÕES 2026 Há 18 horas

Eleições 2026 em Sabará: Flavio Bolsonaro vence Lula por margem apertada; veja os mais votados

Conceição Arruda conquista 3.299 votos e fica em terceiro lugar para deputada federal em Sabará; Cleitinho lidera para governador e Marília Campos recebe mais votos para o Senado

Foto Reprodução site: encontronacional.trip4x4store.com.br
ELEIÇÕES 2026 Há 2 semanas

Conceição Arruda: trajetória política reúne mandatos na Câmara de Sabará e disputas eleitorais desde 2008

Ex-vereadora de Sabará e candidata a deputada federal em 2026, Conceição Arruda tem histórico de atuação na área da saúde e já disputou eleições municipais e federais em Minas Gerais.

FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM REDES SOCIAIS
INVESTIGAÇÃO STF Há 3 semanas

STF decide hoje se abre investigação contra Alexandre de Moraes; assista ao vivo

Sessão extraordinária analisa relatório da Polícia Federal sobre mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e pode aprofundar investigação envolvendo o ministro

ELEIÇÕES 2026 Há 1 mês

Ex-vereadora Conceição Arruda concorre à Câmara dos Deputados

Ex-vereadora e candidata pelo União Brasil apresenta sua experiência no Legislativo municipal e a trajetória construída em Sabará como credenciais para buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados

Fotos: Christian Martins
NIKOLAS FERREIRA Há 1 mês

Nikolas Ferreira volta a Sabará em caminhada de campanha e fala sobre atuação parlamentar

Deputado federal, que recebeu 12.577 votos no município em 2022, conversou com apoiadores e falou à Folha de Sabará sobre emendas destinadas à cidade e sua atuação na Câmara

Lenium - Criar site de notícias