Sexta, 14 de Maio de 2021
(31) 99129-8046
GERAIS CONVERSA DE ESQUINA

Reflexões sobre a Semana Santa

(Para o Padre José Geraldo)

30/04/2021 11h53
Por: Redação Fonte: LUIZ ALVES

Luiz Alves

 

Entrada triunfal em Jerusalém. Ramos, tapetes, hosanas...  A despeito de Sua realeza, Ele vem montado em humilde jumentinho.

(Quantas vezes nós também fazemos nossas entradas triunfais e somos gloriosamente recebidos em aleluias e honrarias mil. Mas, montados em soberba, entramos cavalgando nossa empáfia em carrões de vaidades).

Após vivas e glórias, desabam-se as perdas. Amigos que fogem, amigo que nega, amigo que trai. A todos Ele perdoa e por todos reza.

(Nós também sofremos tempos de fugas, negações e traições. Ah, os falsos amigos que conosco bebem e comem quando a mesa é farta... Mas para eles nada de tolerância, nada de perdão. Só o nosso desprezo. Só o nosso ódio).

Um arremedo de julgamento, a condenação. E o mais calado silêncio. 

(Não raras vezes, o dedo sujo da sociedade mira-se em nós. Mas bradamos aos céus nossa indignação, esquecidos de que também julgamos mal, e a vida nos torna companheiros de injustiças, parceiros de traições).

Chega a hora da cruz. E a hora do derradeiro perdão. Perdoai-lhes, Pai...

(Às vezes rastejamos dolorosas vias, padecemos dores de crucificação. Mas não aceitamos os merecidos tormentos, amaldiçoamos nossos carrascos, esquecidos de que também somos, e muitas vezes, insensíveis crucificadores).

Trilhas de abandonos, negações e traições também se abrem a nossa frente. A diferença fica na intensidade de Suas dores e no perdão que Ele dá e que não temos a grandeza de oferecer aos miseráveis companheiros de caminhada. Afastem de nós o cálice amargo! Nada de cruz! Estendam tapetes, agitem-nos ramos, ecoem hosanas!

Vale repetir o criminoso arrependido: Ele não merecia sofrer. Ele tomou sobre Si as nossas dores, e fomos curados graças a suas pisaduras. Por isso, quando Ele vence a morte e nos manda a Sua paz, resta-nos a obrigação de nos erguermos. 

Que o Senhor derrame sobre nós o Seu espírito e nos conduza, pela Sua gloriosa Ressurreição, ao campo onde a justiça terá assento entre as flores e a relva fresca. E, finalmente, a paz será derradeira.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
CONVERSA DE ESQUINA
Sobre CONVERSA DE ESQUINA
Uma coluna bem descontraída que conta a história do povo da nossa cidade através das mãos do nosso amigo professor e ex-prefeito Luiz Alves
Anúncio
Sabará - MG
Atualizado às 13h35 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

20° Sensação
13.6 km/h Vento
52.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens
Domingo (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias