Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Polícia Militar participa da inauguração do primeiro Totem de Segurança em Aracruz

A Polícia Militar do Espírito Santo participou, na tarde deste sábado (27), da inauguração do primeiro Totem de Segurança do município de Aracruz. ...

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Polícia Militar - ES
27/06/2026 às 17h20
Polícia Militar participa da inauguração do primeiro Totem de Segurança em Aracruz
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES

A Polícia Militar do Espírito Santo participou, na tarde deste sábado (27), da inauguração do primeiro Totem de Segurança do município de Aracruz. A solenidade marcou mais uma etapa da expansão do projeto do Governo do Estado para o interior capixaba, levando aos municípios uma tecnologia já consolidada na Região Metropolitana da Grande Vitória, com foco na prevenção à criminalidade e na ampliação da capacidade de resposta das forças de segurança.

O primeiro equipamento foi instalado na Rua Padre Luiz Parenzi, esquina com a Rua Quintino Loureiro, no Centro de Aracruz, área de grande circulação de pessoas. Ao todo, o município contará com quatro totens: três na região central e um na região litorânea. A inauguração contou com a presença do comandante do 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional (2ºCPOR), coronel Segato; do comandante do 5º Batalhão, tentente-coronel Cabral, além de outras autoridades civis e militares.

Os Totens de Segurança permitem comunicação direta entre o cidadão e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) por meio de um botão de emergência. Com quatro metros de altura, os equipamentos são dotados de giroflex, sistema de comunicação de alta potência, câmeras com visão de 360 graus e transmissão de imagens em tempo real. Também contam com recursos de Inteligência Artificial capazes de realizar reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, detecção de aglomerações e rastreamento de pessoas e objetos.

As imagens e informações captadas são enviadas continuamente ao Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), do Ciodes, que opera ininterruptamente, 24 horas por dia, monitorando e processando os dados gerados pelo parque tecnológico da Segurança Pública. O sistema proporciona maior agilidade no acionamento das equipes policiais e das demais forças de segurança.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rubim, destacou que a tecnologia representa um importante reforço às ações de policiamento em todo o Estado. "Os Totens de Segurança potencializam o trabalho da Polícia Militar, ampliam nossa capacidade de monitoramento, reduzem o tempo de resposta às ocorrências e aproximam ainda mais o cidadão das forças de segurança", afirmou o comandante-geral.

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, ressaltou que a iniciativa já apresentou resultados positivos na Grande Vitória e agora passa a beneficiar também municípios do interior. "Essas estruturas são verdadeiras torres de segurança, equipadas com câmeras, inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. É a presença do Estado funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, ajudando nossas forças de segurança a agir com mais rapidez e eficiência", destacou o governador.

Nesta fase de expansão, o Governo do Estado instalará 20 novos Totens de Segurança nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, com quatro equipamentos em cada cidade. A escolha dos municípios contemplados foi baseada em critérios técnicos, como densidade populacional, indicadores de criminalidade e fluxo urbano, reforçando a estratégia de modernização e fortalecimento da Segurança Pública em todo o Espírito Santo.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CERCO FECHADO Há 2 dias

Polícia Civil de Sabará prende segundo investigado em caso de roubo e receptação de celulares

Homem de 41 anos foi preso em Ribeirão das Neves durante desdobramento da investigação sobre o roubo de dois celulares no bairro Rosário I, em Sabará. Segundo a PCMG, ele é investigado por receptação reiterada de aparelhos provenientes de crimes patrimoniais.

PRISÃO PREVENTIVA Há 2 semanas

Polícia Civil prende suspeito de roubo de iPhones no bairro Rosário I, em Sabará

Homem de 45 anos foi preso preventivamente nesta terça-feira (11); segundo a Polícia Civil, ele confessou o roubo ocorrido em julho e outros crimes praticados em Belo Horizonte

Foto: Reprodução/Polícia Militar - ES
PM - ES Há 2 semanas

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA PMES TERMINAM HOJE

Termina hoje, 10 de agosto, o prazo para inscrição no concurso público de admissão aoCurso de Formação de Soldados (CFSD) 2026da Polícia Militar do ...

ABANDONO Há 2 semanas

Mãe que abandonou bebê recém-nascido em lote vago de Sabará é presa pela Polícia Civil

Inquérito aponta que criança foi deixada poucas horas após o parto; investigação reuniu perícias, testemunhas e levou à prisão preventiva da suspeita.

Foto: Divulgação - PMMG
Abandono Chocante Há 3 semanas

Bebê recém-nascido é encontrado abandonado dentro de sofá em lote vago no bairro General Carneiro, em Sabará

Recém-nascido ainda estava com o cordão umbilical quando foi localizado por um trabalhador na manhã desta sexta-feira (31). Criança foi socorrida, encaminhada para atendimento médico e Polícia Civil investiga o caso.

Lenium - Criar site de notícias