Na manhã desta sexta-feira (11/7), o Governo de Minas participou da cerimonial de inauguração do heliponto e as novas instalações da Unidade Professora Doutora Maria Cristina Silva no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba. As obras representam um importante marco na expansão da rede de atendimento em urgência e emergência e na formação de profissionais da saúde na região.
Com investimento de R$ 8,7 milhões repassados por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a UFTM, a construção da unidade integra o Programa de Apoio às Universidades Federais, criado para fomentar a integração entre ensino superior e políticas públicas estaduais.
“A entrega desta obra é investimento direto em vidas, em ciência e no fortalecimento da nossa rede pública de saúde e educação. Com iniciativas como essa, aproximamos ainda mais as universidades das necessidades da população, gerando impacto real nas regiões atendidas”, afirmou o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga.
Nova estrutura
O novo prédio possui cerca de 3.670 m² de área construída, com ambientes destinados ao acolhimento de pacientes, salas de assistência social e psicologia, laboratórios de análises clínicas e anatomia patológica, além de espaços de simulação realística e desenvolvimento de habilidades para formação médica e multiprofissional.
Localizado no topo do edifício, o heliponto será utilizado para pousos e decolagens de aeronaves de resgate, como o helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros , contribuindo para o transporte rápido de pacientes em estado grave atendidos em Uberaba e em outros 26 municípios da região.
A edificação também abrigará atividades de internato, estágios supervisionados e programas de residência médica, consolidando a integração entre ensino, serviço e assistência no HC-UFTM, que integra a Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação.
Outros investimentos
Além do heliponto e da nova unidade, a UFTM também firmou outros dois convênios com o Governo de Minas, voltados ao monitoramento de dados energéticos e à implantação de sistemas fotovoltaicos, totalizando mais de R$ 10,9 milhões em investimentos.
Desde a criação do programa estadual, já foram destinados R$ 337 milhões a universidades públicas federais com sede em Minas Gerais, consolidando uma política inédita de valorização da pesquisa, da inovação e da educação superior.
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
Saúde Gestão de insumos melhora o cuidado ao paciente Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
