EXPEDIÇÃO REVERSA é o nome do novo trabalho da coletiva Fanchecléticas que terá Sabará, Tiradentes e Belo Horizonte como cidades participantes da sua temporada de estreia. Esse trabalho artístico é uma travessia poética e política rumo a um Brasil reinventado a partir de uma visão de gênero múltipla, nomeada como “lesbosapatransgrafia” — um experimento cênico que subverte o tempo, a história oficial e a própria linguagem. Através de uma arqueologia futurista, o espetáculo promove o “sequestro/resgate de Safo”, evoca personalidades importantes na história e na arte do Brasil como Gal Costa, Cidinha da Silva, Angela Rorô, Carlos Marighella, assim, propõe uma fabulação dissidente que escava memórias para erguer monumentos de tesão ancestral.
A obra exalta as existências e datas de narrativas históricas, tensionando os saberes hegemônicos da história do Brasil. Marina Viana, diretora do espetáculo, conta que em cena, há um embate entre corpos dissidentes e os discursos do progresso: uma paródia revolucionária feita por meio da língua, da palavra falada em cena, recriando histórias e reforçando as presenças plurais na história do Brasil. Em EXPEDIÇÃO REVERSA, a linguagem não é apenas veículo, mas campo de batalha e ferramenta de criação de novos mundos possíveis. Letícia Bezamat, elenco do espetáculo, reforça que “essa peça fortifica a fabulação das nossas histórias com humor, música, mascaramento e cria novos cenários sociais possíveis com a exaltação das personalidades importantes do Brasil” e em cena Karim
Ângelo, elenco, reassalta em uma música autoral a importância das diversas narrativas, afinal “nosso corpo não é só de luta, nosso corpo não é só de dor”.
Esta é a primeira criação de espetáculo de teatro da Coletiva Fanchecléticas reconhecida por realizar cenas curtas, curta metragens premiados, mostras, festivais e celebrações de artes LGBTQIAPN+ em Belo Horizonte e região metropolitana, comemora seu sexto ano de existência com a temporada de estreia. Nos 20, 21 e 22 de junho, às 20h, o Teatro Municipal de Sabará recebe a estreia do espetáculo EXPEDIÇÃO REVERSA, posterior, a obra realiza uma temporada itinerante de estreia, passando pelas cidades de Tiradentes nos dias 10, 11,12 de Julho às 20h no Teatro do Centro Cultural Yves Alves e posteriormente finaliza em Belo Horizonte na Funarte nos dias 18,19 e 20 de julho às 19h.
Todas as apresentações serão gratuitas, com acesso a interpretação em Libras e terão um bate papo ao final. Detalhes e mais informações podem ser conferidos no Instagram da coletiva @fanchecleticas, e no site fanchecleticas.com.
LGBTQIAPN+: Entenda a diversidade, o significado e a luta por direitos
Artes Sapas e Fanchecléticas
A Associação Artes Sapas impacta diretamente o fazer de artistas lésbicas, bissexuais e pessoas trans, travestis e não-binárias, promovendo trabalhos e valorizando sua arte. A coletiva de artistas desta associação, as Fanchecléticas, desenvolve trabalhos artísticos e promove parcerias e atividades socioculturais.
O grupo também gerencia um ateliê de serigrafia e a Loja Brechas, com produção e venda de roupas e artefatos que auxiliam na sustentabilidade financeira da instituição. Ainda, no núcleo de pesquisa e memória, são produzidas e arquivadas informações e saberes sobre Arte e Política LGBTQIAPN+.
SERVIÇO: Espetáculo Expedição Reversa
SABARÁ
Teatro Municipal de Sabará
20, 21 e 22 de Junho,
sexta e sábado e domingo às 20h
TIRADENTES
Teatro do Centro Cultural Yves Alves
10, 11,12 de Julho
quinta, sexta e sábado às 20h
BELO HORIZONTE
Funarte / MG - Galpão 3
18,19 e 20 de julho
Sexta e sábado e domingo às 19h
*Retirada de ingresso 1h antes das apresentações na bilheteria dos teatros.
**Classificação 14 anos
Projeto realizado com recursos do edital LPG 09/2023 - Programa de mobilidade de artistas, grupos e técnicos.
Este projeto foi apoiado pelo PROGRAMA FUNARTE ABERTA 2025 – OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA FUNARTE.
Mín. 11° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado