Catas Altas, na região Central de Minas Gerais, promove entre os dias 16 e 18/5, a 24ª edição da tradicional Festa do Vinho. O evento busca valorizar e homenagear a produção da bebida, tradição no município.
Entre as atrações, está o anúncio no domingo (18/5), a partir das 16h, dos vencedores do concurso do melhor vinho tinto suave de jabuticaba da safra 2024. Dez produtores ligados à Associação dos Produtores de Vinhos, Agricultores Familiares e Demais Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart) participaram da competição anterior.
A festa é fruto de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) , a prefeitura, a Aprovart e demais parceiros contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do município e dos agricultores da região.
“O evento atrai muitos turistas, proporcionando visibilidade para Catas Altas e para os produtores da bebida. É importante lembrar que, em 2011, um decreto municipal instituiu o modo artesanal de fazer os vinhos de uva e jabuticaba e licores como bem imaterial da cidade”, afirma a extensionista do Emater-MG, Silmara Aparecida Cota.
Além da premiação do concurso, os visitantes ainda podem participar de uma programação diversificada com shows de artistas nacionais, atividades culturais e gastronômicas. A festa é promovida na Área de Eventos da cidade, com entrada gratuita.
Produção atravessa gerações
O concurso acontece há 18 anos com o intuito de promover e valorizar os produtores e a bebida.
Silmara Cota conta que a produção de vinhos no município começou no século 19, quando os moradores buscavam alternativas para contornar os problemas financeiros provocados pela decadência da mineração.
Com o passar dos anos, a atividade foi transmitida entre as gerações e, atualmente, são mais de 60 famílias que mantêm a tradição, seja para o consumo próprio ou para a comercialização.
Anualmente, a Aprovart envasa mais de 10 mil garrafas, a maior parte de vinhos de jabuticaba, mas há de outras frutas como de uva e de laranja, além de licores, geleias e compotas.
A atividade mineradora, a silvicultura, a produção artesanal de vinhos e de queijo Minas Artesanal, o artesanato e a fruticultura fomentam o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.
Para apoiar os agricultores, a Emater-MG realiza um trabalho contínuo de assistência técnica, auxiliando na comercialização dos hortifrutis que são destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
“O trabalho realizado junto com a associação permite realizar atividades que valorizem a tradição, a cultura e a diversificação da produção de derivados da jabuticaba e a venda das bebidas”, conclui a extensionista.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
