Dois motociclistas, de 28 e 57 anos, morreram na noite deste domingo (11), após um grave acidente no bairro Caetano Furquim, em Sabará. A dinâmica da colisão ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil.
Segundo relatos, uma ambulância que passava pelo local foi a primeira a prestar socorro, mas as vítimas já estavam sem sinais vitais. Equipes do SAMU também foram acionadas e confirmaram os óbitos. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
O acidente chama a atenção para um problema crescente em todo o país: o aumento das mortes envolvendo motocicletas. De acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12), a taxa de óbitos com motociclistas subiu 12,5% em 2023 em relação ao ano anterior, passando de 5,6 para 6,3 mortes por 100 mil habitantes. Ao todo, o Brasil registrou quase 13,5 mil mortes de motociclistas no ano passado.
A pesquisa, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), aponta que as motos estão presentes em 38,6% dos acidentes fatais no trânsito no Brasil. Em estados como Piauí, Ceará e Alagoas, esses índices ultrapassam 50%.
Apesar da redução geral das mortes no trânsito na última década (de 21,2 para 16,2 por 100 mil habitantes), os acidentes com motos seguem em alta, reflexo do aumento da frota e do uso desses veículos como meio de transporte e trabalho em todo o país.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 12° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 28°
Tempo limpo