Os produtores interessados em participar do 3º Concurso Regional de Queijos Artesanais Mantiqueira de Minas têm até o dia 12/4 para realizar a inscrição. Neste ano, o evento acontece em Itamonte, no Sul do estado. Os dez primeiros colocados de cada categoria da disputa regional estarão classificados para o concurso estadual.
Os produtores podem fazer sua inscrição nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) , nos municípios que compõem a região caracterizada como produtora de Queijos Artesanais Mantiqueira de Minas Gerais. São eles: Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa-Quatro, Pouso Alto e Virgínia.
Os participantes concorrerão nas categorias maturação de 15 a 30 dias e maturação acima de 60 dias. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus.

“O concurso busca estimular a produção, com qualidade, do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas, buscando sua valorização. Visa também premiar os melhores queijos e valorizar a atividade, promovendo a divulgação entre consumidores e comerciantes, além de incentivar a legalização dos estabelecimentos produtores”, diz a coordenadora de Bem-estar Social da regional da Emater-MG em Lavras, Ana Carolina Ziloti Frazzi.
Inovação
Nesta edição, o concurso apresentará novidades. Pela primeira vez, as avaliações e considerações dos jurados serão feitas por meio de formulário online.
A partir dos formulários, será gerada uma roda dos sabores e aromas - uma ferramenta bastante utilizada por degustadores de cafés e vinhos, com as características dos queijos avaliados no concurso.
A proposta, que incorpora metodologias avançadas de análises sensoriais, é uma iniciativa da extensionista da Emater-MG, Letícia Silva Pereira Basílio, com a colaboração de colegas da regional da empresa em Lavras.
“A expectativa é que essa nova abordagem forneça um feedback mais detalhado e preciso aos produtores participantes, possibilitando o aprimoramento contínuo das técnicas de fabricação dos queijos”, ressalta Letícia Basílio.
Parceria
O Concurso Regional dos Queijos Artesanais Mantiqueira de Minas faz parte da programação do 4º Festival do Queijo de Itamonte, que ocorrerá entre os dias 15 e 18/5.
“Este é um dos maiores eventos regionais, que atrai milhares de pessoas de todo o estado de Minas Gerais e turistas de todo o Brasil, com doces deliciosos, queijos e diversos shows e atrações”, afirma Frazzi.
O concurso é uma realização do Governo de Minas Gerais , por meio Emater-MG, Prefeitura de Itamonte e da Associação de Produtores de Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas (Apromam).
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
