O reconhecimento dos modos de fazer do Queijo Minas Artesanal (QMA) como Patrimônio Imaterial da Humanidade será o centro das atenções da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards -, evento internacional entre os dias 26 e 29/6 que quer celebrar, oficialmente, o título concedido pela Unesco em dezembro de 2024. O Sistema Agricultura mais uma vez marca presença na programação, que será realizada no Grande Hotel e Termas de Araxá.
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura , Gilson de Assis Sales, destaca a ExpoQueijo como um momento muito importante de valorização e celebração do reconhecimento da Unesco. Sales também chama a atenção para o peso do concurso.
“Um dos destaques é o trabalho rigoroso e criterioso do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que assume pela terceira vez consecutiva a coordenação da competição, reconhecida por sua seriedade e presença de vários países”.
Homenagem
A Secretaria de Agricultura, junto da Emater-MG , Epamig e IMA , trabalhou ativamente para que o QMA recebesse o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, tema da ExpoQueijo neste ano. As entidades atuaram nas boas técnicas de produção, na regularização das queijarias, desenvolvendo novas tecnologias e cuidando da qualidade dos queijos artesanais. Nosso queijo, inclusive, é o primeiro elemento da cultura alimentar brasileira a integrar essa lista.
As técnicas de produção de QMA foram reconhecidas primeiro em 2002, como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e, em 2008, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Para a organizadora do evento, Maricell Hussein, o título da Unesco celebra os territórios produtores, os saberes ancestrais e os modos de vida dos mineiros. “É um passo importante para a valorização cultural, fortalecimento econômico e promoção do turismo sustentável em nossa região”, opina.
Programação
A Epamig - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT) coordena o Concurso Internacional, considerado o maior das Américas, com participação de mais de 20 países. O ILCT participa da ExpoQueijo desde sua primeira edição e, a partir de 2023, passou a integrar a curadoria do concurso. A competição reúne os melhores queijos do mundo em uma avaliação técnica rigorosa, com degustação às cegas.
O ILCT é responsável pela elaboração do edital da competição e também realiza a capacitação dos jurados. A Emater, junto a outras instituições e representantes em diferentes pontos de coleta, dá apoio no recebimento e encaminhamento dos queijos para Araxá.
A quinta edição da ExpoQueijo terá mais de oito toneladas de queijos em exposição e no concurso. A programação inclui ainda a Feira Internacional de Negócios, a já tradicional Vila Gastronômica e Cultural, e o Fórum Internacional, com palestras e debates. O evento tem parceria com associações de produtores de queijos, apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária; Governo de Minas , por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas, Secretaria de Cultura e Turismo de MG e Prefeitura de Araxá.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
