A Fundação Hemominas, responsável pelo abastecimento de sangue em Minas Gerais, alerta que os estoques de sangue do tipo O negativo estão em níveis críticos. Este tipo de sangue é especialmente importante por ser considerado “doador universal” — ou seja, ele pode ser utilizado em transfusões para pacientes de todos os outros tipos sanguíneos, tornando-se essencial em casos de emergência.
Diante dessa situação, a Hemominas convoca a população para reforçar as doações e garantir o suporte necessário a hospitais e unidades de saúde que dependem deste estoque para atender à demanda. A escassez impacta diretamente a realização de procedimentos médicos, como cirurgias, tratamentos de doenças crônicas e atendimentos de urgência.
Para facilitar o agendamento, a instituição disponibiliza o site hemominas.mg.gov.br e o aplicativo MGapp Cidadão, onde os interessados podem escolher data e horário para realizar a doação. Além de prática, a doação de sangue é segura e segue rigorosos protocolos de higiene e segurança.
Doe sangue e ajude a salvar vidas em Minas Gerais.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 24°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva