Os cartórios eleitorais em Minas Gerais já estão a todo vapor preparando as 55.750 urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2024, marcado para 6 de outubro. Servidores das 304 zonas eleitorais do estado estão realizando o processo de carga, inserindo o sistema de votação, dados de candidatos e eleitores, além da mídia para gravação dos resultados.
Este trabalho é essencial para que os mais de 16 milhões de eleitores mineiros possam exercer seu direito de voto. A etapa envolve também testes de funcionamento, como teclado, vídeo, áudio, e impressora. Algumas urnas são submetidas a votações simuladas com os candidatos reais, garantindo a confiabilidade do equipamento.
Após a carga e os testes, as urnas recebem lacres de segurança, que são verificados pelos mesários no dia da votação. As urnas serão armazenadas em locais com vigilância 24 horas e distribuídas para as seções eleitorais na véspera ou no dia da eleição.
Em Belo Horizonte, a carga das urnas começou no dia 22 de setembro e será concluída em 27 de setembro. Nos demais municípios, o prazo final é 29 de setembro.
Transparência e Fiscalização
O procedimento de carga das urnas é acompanhado por entidades como o Ministério Público, partidos políticos e observadores internacionais credenciados pelo TSE, garantindo a transparência e a legitimidade do processo eleitoral.
Este processo é uma das etapas fundamentais que assegura a segurança e confiança nas eleições brasileiras, destacando a importância de uma eleição democrática e transparente.
Mín. 18° Máx. 37°
Mín. 18° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 32°
Tempo nublado