Domingo, 11 de Outubro de 2026
21°C 33°C
Sabará, MG
Publicidade

Estimativa da SIAMIG Bioenergia aponta que minas pode alcançar novo recorde na produção de cana-de-açúcar

Segundo dados da SIAMIG Bioenergia, a produção no estado deve chegar a 80 milhões de toneladas

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Fonte: Gerência de Comunicação da SIAMIG Bioenergia – 26/04/2024
09/05/2024 às 18h04 Atualizada em 09/05/2024 às 18h07
Estimativa da SIAMIG Bioenergia aponta que minas pode alcançar novo recorde na produção de cana-de-açúcar
Produção no estado deve chegar a 80 milhões de toneladas, repetindo os números da safra anterior (Divulgação)

Durante a Abertura de Safra Mineira de Açúcar e Etanol 2024/2025, realizada na sexta-feira, 26 de abril, na Fazenda Santa Vitória, próxima à Unidade Vale do Tijuco em Uberaba, foram reveladas estimativas cruciais para o setor bioenergético. O evento, organizado pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e pela SIAMIG Bioenergia, reuniu líderes e representantes do setor para discutir o futuro da produção de açúcar e etanol.

Durante o evento, foram apresentadas as expectativas para a safra 2024/25, onde é esperada uma produção de cana-de-açúcar no estado de Minas Gerais que iguale os resultados da safra 2023/24, onde o estado obteve seu recorde de produção com 79,9 milhões de toneladas de cana processada.

Segundo dados da SIAMIG Bioenergia, a produção no estado deve chegar a 80 milhões de toneladas, repetindo os números da safra anterior. Com relação à produção de açúcar, a projeção é de 5,97 milhões de toneladas, indicando uma variação positiva de 10% quando comparado com os 5.45 milhões de toneladas da safra de 2023/24. Quanto ao etanol, a primeira estimativa que a SIAMIG Bioenergia tem para esta safra é de 2.81 bilhões de litros, uma redução de 14% quando comparados com os 3.28 bilhões de litros da safra anterior.

O presidente da SIAMIG Bioenergia, Mário Campos, compartilhou suas observações sobre o setor: "Observamos um aumento da área plantada e de moagem em Minas Gerais, além de uma queda na produtividade em comparação ao ano passado. Essa queda é esperada após o rendimento excepcional do ano anterior. Estamos ainda com uma produtividade alta e expressiva, embora inferior ao ano passado. É extremamente normal esse número".

Campos destacou ainda que o setor está passando por um momento favorável de investimentos na produção de açúcar: "Estamos vendo um aumento significativo nos investimentos em cristalização de sacarose, o que resultará em uma redução da produção de etanol, mesmo com a mesma quantidade de moagem".

Além disso, ele destaca que o setor poderia fazer um investimento maior na produção de etanol, mas o motivo da redução na produção do biocombustível se dá pela grande incerteza do produtor em relação às políticas internas de preços dos combustíveis. Um ponto que Mário destaca é, principalmente, a defasagem do preço da gasolina em relação ao mercado externo. “Há 14 semanas, o preço praticado no país está cerca de 20% abaixo do mercado internacional”, finaliza Campos.

Essas projeções demonstram o compromisso contínuo do setor bioenergético de Minas Gerais com a inovação e a sustentabilidade, consolidando sua posição como um dos principais players do mercado global de açúcar e etanol.

Mais informações: : https://siamigbioenergia.com.br/safra-de-cana-de-acucar-pode-bater-novo-recorde-em-minas-gerais/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CHARGE ILUSTRATIVA
JUSTIÇA Há 1 mês

ENTENDA A CHARGE QUE ESTÁ DANDO O QUE FALAR

Sátira retrata o ministro diante das revelações envolvendo Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes e do pedido para que o plenário do STF analise o caso de forma pública e transparente

PLANTA QUEIROZ - FOTO DIVULGAÇÃO
INSVETIMENTOS Há 1 mês

AngloGold Ashanti investe R$ 105 milhões e retoma produção na Planta 2 de Queiroz, em Nova Lima

Anúncio feito durante a Exposibram 2026 reforça os investimentos da mineradora em Minas Gerais e amplia a capacidade de processamento de ouro no Complexo Industrial do Queiroz.

OBRAS Há 2 meses

Ponte entre Milho Verde e Diamantina é interditada para obras a partir desta segunda-feira (17)

Interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 30 da LMG-735, deve durar até três meses; motoristas terão de utilizar desvio de aproximadamente 65 quilômetros pelas rodovias MGC-367 e MGC-259.

Processo Seletivo Há 2 meses

IFMG abre inscrições para Processo Seletivo 2027 com vagas gratuitas em Sabará e outras cidades de Minas

Instituto Federal de Minas Gerais oferece 4.985 vagas em cursos técnicos e de graduação; inscrições vão de 3 de agosto a 14 de setembro, com pedido de isenção da taxa até o dia 21.

Ana Castela Há 3 meses

Arena Vesp 2026 começa com grande público e show marcante de Ana Castela em Vespasiano

O repertório reuniu canções que consagraram a “Boiadeira”, além de momentos de emoção e descontração. Crianças, jovens e adultos acompanharam cada música, criando um ambiente de muita festa e celebração

Lenium - Criar site de notícias