Quarta, 07 de Outubro de 2026
18°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Sabará no cenário eleitoral

Sabará no cenário eleitoral

Por: Glaucia Melo Clark
19/03/2015 às 10h50

Além de presidente e governador, iremos escolher nas eleições deste ano, talvez os cargos mais importantes para os contornos da política: os de deputado estadual, federal e senador.

Embora nos preocupemos muito com a escolha do chefe do Executivo, os membros do Legislativo exercem papel fundamental na política, por isso é tão importante a escolha desses parlamentares.

Este ano Sabará aparece com muitos candidatos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Para deputado estadual são 18 candidatos que possuem domicílio eleitoral em nossa cidade. Já para deputado federal existem 11 concorrentes de Sabará, o que demonstra que o município poderá ganhar força tanto no âmbito Federal quanto Estadual, caso nossos representantes vençam essa difícil disputa.

Atualmente Sabará conta com apenas um representante na Assembleia Legislativa, que tenta a reeleição. Já no cenário nacional não existe nenhum sabarense circulando pelos corredores da Câmara Federal.

Alerta aos candidatos

A juíza eleitoral chama a atenção dos candidatos quanto à legislação eleitoral como um todo, a fim de não cometerem condutas ilícitas bem como ao calendário das Eleições deste ano, que está previsto na Resolução n. 23.390/14, valendo destacar que, no dia 05 de outubro de 2014, é vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Luciana Fontenelle ressalta que as eleições gerais, isto é, o pleito voltado para a escolha do presidente da República, governadores, deputados e senadores têm perfil diferente das eleições municipais. Por isso, as ocorrências mais comuns são as dúvidas acerca das propagandas eleitorais e a boca de urna, que é vedada pela legislação eleitoral.

Em relação às mudanças nas leis, a juíza destaca que este ano será o primeiro em que a Lei da Ficha Limpa será aplicado nas Eleições Gerais. Ela explica ainda que eleições estão sob o amparo de diversa leis como o Código Eleitoral; a Lei dos Partidos Políticos; e a Lei das Eleições. Além disso, são editadas Resoluções pelo Tribunal Superior Eleitoral a fim de regulamentar assuntos específicos do pleito eleitoral em trâmite.

Eleitores

Em relação ao número de eleitores, houve um aumento significativo de 2012, quando ocorreu a última eleição, para 2014. Segundo a juíza eleitoral do município, Luciana Nardoni Fontenelle, atualmente temos 2.326 a mais em Sabará, totalizando 87.767 eleitores.

A juíza eleitoral alerta aos eleitores que votam na Escola Estadual Paula Rocha, que como a escola foi desativada pelo Estado de Minas Gerais, as seções eleitorais que estavam instaladas no local foram transferidas para a Faculdade de Sabará, para onde os eleitores, que não fizeram a opção formal por outro lugar de votação, deverão se dirigir. Aqueles eleitores, porém, que compareceram ao Cartório Eleitoral e escolheram outra localidade para votar, deverão a ela se dirigir.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ELEIÇÕES 2026 Há 19 horas

Eleições 2026 em Sabará: Flavio Bolsonaro vence Lula por margem apertada; veja os mais votados

Conceição Arruda conquista 3.299 votos e fica em terceiro lugar para deputada federal em Sabará; Cleitinho lidera para governador e Marília Campos recebe mais votos para o Senado

Foto Reprodução site: encontronacional.trip4x4store.com.br
ELEIÇÕES 2026 Há 2 semanas

Conceição Arruda: trajetória política reúne mandatos na Câmara de Sabará e disputas eleitorais desde 2008

Ex-vereadora de Sabará e candidata a deputada federal em 2026, Conceição Arruda tem histórico de atuação na área da saúde e já disputou eleições municipais e federais em Minas Gerais.

FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM REDES SOCIAIS
INVESTIGAÇÃO STF Há 3 semanas

STF decide hoje se abre investigação contra Alexandre de Moraes; assista ao vivo

Sessão extraordinária analisa relatório da Polícia Federal sobre mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e pode aprofundar investigação envolvendo o ministro

ELEIÇÕES 2026 Há 1 mês

Ex-vereadora Conceição Arruda concorre à Câmara dos Deputados

Ex-vereadora e candidata pelo União Brasil apresenta sua experiência no Legislativo municipal e a trajetória construída em Sabará como credenciais para buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados

Fotos: Christian Martins
NIKOLAS FERREIRA Há 1 mês

Nikolas Ferreira volta a Sabará em caminhada de campanha e fala sobre atuação parlamentar

Deputado federal, que recebeu 12.577 votos no município em 2022, conversou com apoiadores e falou à Folha de Sabará sobre emendas destinadas à cidade e sua atuação na Câmara

Lenium - Criar site de notícias