Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Supremo Tribunal Federal veta contratações temporárias de Policiais Penais em Minas Gerais

A decisão é do ministro Luiz Fux

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
21/11/2023 às 15h32
Supremo Tribunal Federal veta contratações temporárias de Policiais Penais em Minas Gerais

De acordo com decisão obtida pelo Jornal O TEMPO, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a contratação de agentes penitenciários por meio de contratos temporários é inconstitucional e proibiu o Governo de Minas de admitir agentes usando esse método. Agora, o Executivo só poderá contratar funcionários por meio de concurso público, como determina a decisão do ministro Luiz Fux. O governo deve responder em até 10 dias após seu julgamento 

A decisão responde à ação movida pela Associação Brasileira de Polícia Penitenciária (Ageppen Brasil). Na ação, a categoria alega que a contratação temporária viola a Lei Estadual 23.750, que determina que o preenchimento de vagas de policiais penitenciários deve ser feito exclusivamente por meio de concursos públicos.

O argumento foi acolhido pelo ministro Luiz Fux, que considerou a medida inconstitucional e proibiu a contratação temporária de policiais penais em Minas. A publicação da decisão ocorreu no dia 9 de novembro passado.

Um ofício do ministro foi enviado ao governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e ao presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), solicitando que eles prestem informações dentro de um prazo estipulado em dez dias. Além disso, Fux determinou que a Advocacia Geral da União e a Procuradora-Geral da República emitem suas opiniões sobre o processo sequencialmente em cinco dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tolerância Zero Há 3 dias

Nova Lei Seca: fiscalização terá “drogômetro”, bafômetro passivo e possibilidade de reteste

Resolução nº 1.031/2026 atualiza fiscalização em todo o Brasil, prevê equipamentos para detectar substâncias psicoativas, regulamenta o bafômetro passivo e cria procedimentos para evitar resultados provocados por álcool residual

Cidade Inteligente Há 1 semana

PPP de Cidade Inteligente em Sabará: Prefeitura abre consulta pública para projeto com investimentos de até R$ 279,7 milhões

População poderá participar até 11 de setembro; proposta prevê modernização da iluminação pública, ampliação da infraestrutura de telecomunicações e implantação de usina fotovoltaica no município

VOCÊ SABIA Há 1 mês

Benz Patent-Motorwagen: primeiro automóvel do mundo foi patenteado em 1886

Criado por Karl Benz, na Alemanha, o veículo de três rodas movido a gasolina é reconhecido como o primeiro automóvel funcional do mundo e abriu caminho para a indústria automobilística

DIVERSÃO GARANTIDA Há 2 meses

Festival de Bolhas Gigantes chega a Sabará com diversão gratuita para crianças e famílias neste sábado

Praça Santa Rita recebe o Festival de Bolhas Gigantes no dia 27 de junho com brincadeiras, oficinas, demonstrações e atividades colaborativas para todas as idades.

HOMENAGEM Há 2 meses

AngloGold Ashanti recebe homenagem da Revista Viver Brasil por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil

Honraria foi entregue pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante o Conexão Empresarial Anual, realizado em Ouro Preto (MG)

Lenium - Criar site de notícias