Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Credencial de estacionamento para pessoas 60+ já pode ser emitida pela CDT

Agora, quem tem 60 anos ou mais pode emitir a credencial diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
06/11/2023 às 14h44
Credencial de estacionamento para pessoas 60+ já pode ser emitida pela CDT

ais mobilidade para você. A Carteira Digital de Trânsito acaba de disponibilizar uma nova funcionalidade: a emissão da credencial de estacionamento para pessoas com 60 anos ou mais. Sem precisar sair do conforto de suas casas ou acessar outro site ou plataforma, quem tem direito ao documento pode gerá-lo diretamente no app. Além dos requisitos individuais, a emissão só pode ser feita com a adesão do respectivo órgão de trânsito.

“Essa é mais uma funcionalidade disponível pela CDT, que tem essa proposta de se tornar um grande leque de serviços, oferecendo a cada dia mais facilidades aos usuários”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. De acordo com a Senatran, hoje, são cerca de 100 cidades inscritas na funcionalidade e a Secretaria ainda destaca que, por determinação da lei, seja emitida pela CDT ou pelo Portal de Serviços do órgão, é preciso imprimir o documento e colocar no painel do veículo.

“Com essa atualização, a CDT não apenas simplifica o processo de obtenção da credencial de estacionamento, mas também elimina a necessidade de idas aos órgãos de trânsito, economizando tempo e esforço para nossos cidadãos mais experientes”, afirma o diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim. “A inovação reflete o compromisso contínuo da Carteira Digital de Trânsito em melhorar a vida dos cidadãos por meio de soluções tecnológicas inteligentes”, completou.

Principais vantagens da nova funcionalidade

A emissão da credencial pela Carteira Digital de Trânsito reduz a burocracia relacionada a serviços de trânsito no país. Todas as validações são feitas pelo aplicativo, simplificando o processo de aprovação. O cidadão e a cidadã brasileira economizam tempo ao dispensar a necessidade de se deslocar até o órgão de trânsito, fazendo tudo no conforto do próprio lar. E ainda contando com a acessibilidade da CDT, aplicativo que é intuitivo e fácil de usar, permitindo que todas as pessoas possam aproveitar ao máximo essa nova funcionalidade.

“A equipe por trás dessa inovação priorizou a acessibilidade, garantindo que mesmo aqueles com menos experiência tecnológica possam usufruir dos benefícios dessa funcionalidade”, afirmou o superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos, Brenno Sampaio. “Convidamos todos os cidadãos, em especial aqueles com mais de 60 anos, a explorar essa nova funcionalidade e desfrutar dos benefícios de uma mobilidade mais simplificada e acessível”, incentivou.

A obrigatoriedade da credencial

A Credencial de Estacionamento é um documento obrigatório para uso de vagas de estacionamento especiais, destinadas às pessoas com 60 anos ou mais, assim como para pessoas com deficiência física. Essas vagas são indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos, quanto em comércios, shoppings, hospitais e outros estabelecimentos.

Os veículos estacionados nas vagas reservadas devem exibir, obrigatoriamente, a credencial no painel do veículo, ou em local visível para efeito de fiscalização. O uso de vagas em desacordo caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB. A lista de órgãos aderidos à emissão de credencial pode ser consultada aqui.

A Senatran também está trabalhando para que as pessoas que não estão no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), ou seja, não são condutores de veículos automotores, possam também solicitar sua credencial de estacionamento de idoso.

Veja o passo a passo para emitir sua credencial

A novidade já está disponível na CDT no item “Condutor”, na tela inicial. Dentro desta sessão, vai aparecer a opção “Credencial de Estacionamento”. Em seguida, vai aparecer uma tela explicando o que é a credencial e o botão para emiti-la. Neste momento, há o lembrete de que é preciso ter a conta Prata ou Ouro no Gov.Br.

 

Na sequência, você deve selecionar a opção “Baixar Credencial”. Na próxima tela, o app exibe os termos e condições de uso da credencial, que você deve ler e, concordando, confirmar que está de acordo, para depois acionar o botão “baixar credencial de idoso”. Dessa forma, aparecerá a credencial com todas as informações que a compõe e o QR Code. Você poderá compartilhar o documento (ou salvar no seu dispositivo) para a devida impressão. E pronto, você já pode manter a credencial no local recomendado do seu veículo.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
SEBASTIAO ALVARENGA CARVALHOHá 2 anos SabaráSó precisa Sabará aderir, desburocratizar Sabará não quer. Difícil
luiz claudioHá 2 anos Sabarámais que lero lero ,vou ver se consigo voltar pra bh ,puts
luiz claudioHá 2 anos Sabará mgengraçado ,que dificuldade nao estou conseguindo em sabara,porque sera,alguem sabe me dizer
Antonio SilvaHá 3 anos SabaráCadê Sabará MG? Lindo falar de coisas boas mas realizá-las é difícil né.
Mostrar mais comentários
BAZAR SOLIDÁRIO Há 1 semana

Fraternidade Olhos da Luz realiza bazar solidário neste sábado no Centro de Sabará

Ação acontece neste sábado (15), das 8h às 16h, na Praça do Coreto, e mobiliza voluntários em apoio ao trabalho social desenvolvido pela instituição há décadas no município

IMAGEM ILUSTRATIVA
É LEI Há 1 semana

BH passa a multar em R$ 1,5 mil porte e consumo de drogas em espaços públicos; medida levanta debate para Sabará

Nova lei de Belo Horizonte prevê penalidade administrativa para quem for flagrado com drogas ilícitas em locais públicos; norma reacende discussão sobre segurança, prevenção e até a possibilidade de municípios vizinhos adotarem medidas semelhantes

Fotos: William Douglas
Além Frio Há 3 semanas

População em situação de rua cresce em Belo Horizonte e revela drama que vai muito além das calçadas

Registros do fotógrafo sabarense Willian Douglas inspiram reflexão sobre o aumento das pessoas vivendo nas ruas, a dependência química, os desafios da reintegração social e as novaas políticas públicas adotadas na capital mineira.

45 ANOS Há 4 semanas

Abrigo Irmã Tereza de Jesus celebra 45 anos de acolhimento, amor e cuidado com idosas em Sabará

Instituição referência em assistência à pessoa idosa completa 45 anos de história em Sabará, marcada pela solidariedade, dedicação e compromisso com a dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Abastecimento afetad Há 1 mês

Falta de água em Sabará: manutenção emergencial da Copasa pode afetar bairros até sexta-feira (24)

Copasa realiza intervenções emergenciais na Região Metropolitana de Belo Horizonte; abastecimento será restabelecido de forma gradativa

Lenium - Criar site de notícias