Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Nasce uma Estrela

Nasce uma Estrela

Por: Glaucia Melo Clark
06/02/2020 às 15h10
Nasce uma Estrela

No dia 24 de janeiro Sabará estava arrasada. Justamente nesse dia a Emanuelle percebeu que a sua filhinha Aruna estava para chegar. E começou a viver momentos de pânico. Não havia como procurar uma maternidade em Belo Horizonte. Sequer havia como chegar à UPA. A enchente bloqueara o caminho. Outra opção seria Caeté. Também a estrada estava obstruída. Restava a Santa Casa de Sabará. Atualmente, não se fazem partos ali. Mas o caso era de extrema urgência. No dia 25, sábado, às 4 horas da madrugada, Emanuelle entrou em trabalho de parto. Aruna veio ao mundo às 8 horas da manhã, fato que não acontecia há vários anos naquele hospital.

Um pouco de história

Primeiro foi construída a Santa Casa. Fruto de uma luta grandiosa que teve como protagonistas vários sabarenses idealistas, dentre eles Abreu Guimarães e Zoroastro Passos. Depois, a Companhia Mineira, a primeira usina de aço da América Latina, e criada em Sabará, passou para as mãos de um grupo estrangeiro. Em 1917 passou a chamar-se Companhia Siderúrgica Belgo Mineira.

Os belgas transformaram a cidade. Construíram casas para os operários, criaram o Esporte Clube Siderúrgica - duas vezes campeão mineiro - o Cravo Vermelho, o Clube Campestre Scharlé, uma farmácia, armazém para os operários (chamado cooperativa) e a Maternidade Louis Ensh, nome dado a ela em homenagem ao diretor que a construiu. Ali várias gerações de sabarenses nasceram. Com o passar do tempo a Santa Casa e a Louis Ensh fundiram-se num só estabelecimento. Depois, a maternidade deixou de existir. As mamães sabarenses foram obrigadas a procurar, fora do município, local para terem suas crianças.

Esperança

Quando Emanuelle deu entrada na Santa Casa, uma equipe a recebeu de forma tão carinhosa quanto competente. Passemos a nomear esses nobres profissionais:

Médico: Dr. Sávio Soares Morato

Supervisora: Soraya Martins

Técnicas: Mariane Rossi, Cristina Bonsucesso, Lidiane Fátima Lopes, Joana D’Arc Gonçalves e Bruna Caligiorne.

A Folha de Sabará parabeniza e agradece a equipe por ajudar a trazer ao mundo a sabarensezinha Aruna. Na Bíblia, o profeta Isaías diz, anunciando o nascimento do Salvador: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Tomara que a Aruaninha seja a luz de que precisamos para trazer uma maternidade para a nossa cidade.

Luiz Alves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
BAZAR SOLIDÁRIO Há 1 semana

Fraternidade Olhos da Luz realiza bazar solidário neste sábado no Centro de Sabará

Ação acontece neste sábado (15), das 8h às 16h, na Praça do Coreto, e mobiliza voluntários em apoio ao trabalho social desenvolvido pela instituição há décadas no município

IMAGEM ILUSTRATIVA
É LEI Há 1 semana

BH passa a multar em R$ 1,5 mil porte e consumo de drogas em espaços públicos; medida levanta debate para Sabará

Nova lei de Belo Horizonte prevê penalidade administrativa para quem for flagrado com drogas ilícitas em locais públicos; norma reacende discussão sobre segurança, prevenção e até a possibilidade de municípios vizinhos adotarem medidas semelhantes

Fotos: William Douglas
Além Frio Há 4 semanas

População em situação de rua cresce em Belo Horizonte e revela drama que vai muito além das calçadas

Registros do fotógrafo sabarense Willian Douglas inspiram reflexão sobre o aumento das pessoas vivendo nas ruas, a dependência química, os desafios da reintegração social e as novaas políticas públicas adotadas na capital mineira.

45 ANOS Há 4 semanas

Abrigo Irmã Tereza de Jesus celebra 45 anos de acolhimento, amor e cuidado com idosas em Sabará

Instituição referência em assistência à pessoa idosa completa 45 anos de história em Sabará, marcada pela solidariedade, dedicação e compromisso com a dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Abastecimento afetad Há 1 mês

Falta de água em Sabará: manutenção emergencial da Copasa pode afetar bairros até sexta-feira (24)

Copasa realiza intervenções emergenciais na Região Metropolitana de Belo Horizonte; abastecimento será restabelecido de forma gradativa

Lenium - Criar site de notícias