Quarta, 01 de Dezembro de 2021 11:48
(31) 99129-8046
RELIGIÃO CASA DO CAMINHO

Casa do Caminho completa 79 anos de história

Casa do Caminho completa 79 anos de história

03/12/2019 09h55
388
Por: Redação
Casa do Caminho completa 79 anos de história

A Agremiação Espírita Casa do Caminho, localizada na Rua Coronel Jacinto, n° 5, Centro, está completando 79 anos de fundação. Ao longo de sua história a agremiação fomentou os valores do espiritismo que são focados na simplicidade e na fraternidade.

Sidália Xavier de 74 anos tem sua vida estritamente relacionada com essa história. Além de ser sobrinha de Chico Xavier, seus pais Maria Xavier e Jaci Pena fizeram parte do grupo que fundou a Casa do Caminho. Dona de uma memória admirável, Sidália tem recordações fortes dos primórdios da agremiação, uma vez que ela foi testemunha ocular do seu desenvolvimento.

“Chico Xavier visitava meus pais e isso fortalecia o grupo de espiritas da cidade que estudava e professava o espiritismo. A presença dele teve forte influência na fundação da Casa do Caminho”, diz Sidália Xavier.

Ela conta que uma das memórias mais marcantes é sobre o início da Campanha do Quilo, que consiste em recolher de casa em casa alimentos não perecíveis para a caridade. Sidália lembra que no princípio isso causou certa estranheza nas pessoas, mas que depois ao ver sua finalidade a adesão foi rápida. Todo material doado é destinado para famílias de baixa renda e também para o Abrigo Irmã Tereza de Jesus que acolhe idosas. “A Campanha do Quilo é uma das tarefas mais antigas da Casa do Caminho e começou por volta de 1950. Hoje em dia as pessoas já sentem falta da Campanha do Quilo quando a gente não passa nas ruas. A aceitação e a colaboração são muito bonitas de pessoas de qualquer religião”, afirma.

Sidália explica que o espiritismo ensina a valorizar a vida física, mas a enxergar o propósito espiritual como foco principal das nossas ações. “Não existe salvação por milagre porque aquilo que semeamos é o que iremos colher”, diz.

Ela conta que se renova a cada reunião que participa na Casa do Caminho. “É uma sensação boa de plenitude e de bem estar espiritual que se renova em todas as reuniões que eu vou. Mesmo que fisicamente não esteja tão bem devido a minha idade, tenho uma sensação de paz comigo mesma”, conta.

Para concluir, Sidália deixa um recado aos sabarenses. “Gostaríamos de agradecer a população de Sabará que tem um carinho e respeito muito grande pela Casa do Caminho. Também queria fazer um convite para que as pessoas nos visitem e entendam melhor o espiritismo porque muita gente tem uma visão equivocada”, diz. As reuniões públicas da Agremiação Espírita Casa do Caminho acontecem toda terça e quinta-feira às 20h e sábado às 8h30.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará - MG
Atualizado às 11h36 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 26°

24° Sensação
13.5 km/h Vento
51.2% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias