Sábado, 20 de Julho de 2024 21:37
(31) 99129-8046
Saúde ANEMIA

Vamos falar sobre ANEMIA?

Quando a anemia é diagnosticada, é porque já existe um período prolongado de baixa de ferro no organismo.

10/03/2023 10h09
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: ELAINE CHAGAS
Vamos falar sobre ANEMIA?

Existe mais de um tipo de anemia, aqui vamos falar sobre a mais comum, ANEMIA FERROPRIVA deficiência de ferro.  A deficiência de ferro acontece muito antes da instalação da anemia propriamente dita. Quando a anemia é diagnosticada, é porque já existe um período prolongado de baixa de ferro no organismo. 

• ALGUNS EXEMPLOS DO QUE PODE CAUSAR ANEMIA FERROPRIVA:

Baixa ingestão de alimentos ricos em ferro, fluxo menstrual exagerado, sangramento no trato digestivo, cirurgia bariátrica, algumas doenças autoimunes, uso constante de alguns medicamentos como omeoprazol, entre outros.

Em alguns momentos das nossas vidas passamos por episódios em que nosso organismo necessita de uma quantidade maior de ferro como, gestação, amamentação e durante o crescimento (crianças e adolescentes).

 

• ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE FERRO:

Baixa da imunidade, aumento de risco de infeções e internações, cansaço (ao acordar, mesmo após uma boa noite de sono), tontura, fraqueza, irritabilidade e má concentração, predisposição ao desenvolvimento de cáries dentárias, diminuição do apetite e alteração do paladar (interesse por comer coisas que não são comida, como tijolo e terra), redução da capacidade motora. Se a deficiência de ferro aparecer durante o processo de desenvolvimento da criança a mesma, pode ter diminuição da estatura final e do QI (coeficiente de inteligência) na vida adulta. 

 

• ATITUDES QUE PREJUDICAM ABSORÇÃO DE FERRO:

Muitas vezes você tem uma alimentação saudável, consome alimentos ricos em ferro e de repente se depara com essa surpresa quando vai fazer os exames. Isso pode estar acontecendo porque alguns alimentos prejudicam na absorção do ferro. Tais como: café, chá, vinho tinto, chocolate... Uma informação IMPORTANTE alimentos derivados de leite ATRAPALHA na absorção do ferro, por esse motivo muitas crianças na fase da introdução alimentar apresentam deficiência de ferro, a amamentação/mamadeira ou sobremesas são oferecidas logo após as principais refeições. O cálcio presente nos alimentos compromete bastante a absorção do ferro. O ideal é aguardar aproximadamente 2horas para o consumo. 

 

•ALIMENTOS RICOS EM FERRO 

Um dos alimentos que possui maior quantidade de ferro é o feijão. Também no topo da lista esta a sardinha (pode ser enlatada), todas as carnes em geral incluindo peixes e crustáceos, gema de ovo, lentilha, amendoim e vegetais verde escuros. 

Para aumentar absorção do ferro, associe alimentos fontes de VITAMINA C nas refeições que contenham leguminosas. Exemplo: limão para temperar a salada, suco de frutas cítricas como laranja, limão, morango, acerola, etc (sem acréscimo de açúcar). A vitamina C aumenta de 3 a 4x a absorção de ferro!

Alimentação saudável é a maior prevenção! Tratamento é feito com orientação de um NUTRICIONISTA, através de suplementação e alguns casos é necessário até transfusão de sangue.

 

Faça exames regularmente e procure um NUTRICIONISTA para auxiliar na sua alimentação.

 

Aguardo você na próxima edição e nas redes sociais. 

Grande abraço da nutri - @Elainechagas_nutri

Elaine Chagas

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ELAINE CHAGAS
Sobre ELAINE CHAGAS
Elaine Chagas, mãe de dois filhos, moradora de Sabará e há 16 anos uma pessoa extremamente apaixonada pela nutrição.
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias