A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (29) autorização para o município do Rio de Janeiro tomar empréstimo externo no valor de US$ 135,2 milhões (cerca de R$ 723,6 milhões na cotação atual). A operação será feita com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e os recursos serão destinados ao Projeto de Ajuste e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro Sustentável).
A mensagem em que o governo federal solicita a autorização ao crédito (MSF 86/2022) recebeu parecer favorável do relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), e segue para o Plenário.
O empréstimo é garantido pela União e tem prazo final de pagamento de 21,5 anos, com um prazo de carência de um ano. O objetivo é fortalecer a gestão fiscal do município, visando aprimorar a sustentabilidade fiscal no médio prazo e acelerar a transição rumo ao desenvolvimento urbano resiliente, inclusivo e de baixo carbono. O projeto Rio de Janeiro Sustentável apoiará a adesão do município ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), um programa que apoia os governos subnacionais no restabelecimento da sustentabilidade fiscal.
Para ajudar o município a alcançar as metas fiscais do PEF, o empréstimo apoiará as principais reformas fiscais que são: adotar uma regra que dispare medidas de ajuste fiscal em caso de estresse fiscal; simplificar o Imposto Sobre Serviços (ISS) e aprimorar a coleta de impostos de sonegadores; e uma reforma legislativa.
O projeto também busca a transição para o desenvolvimento urbano resiliente, inclusivo e de baixo carbono. Uma segunda operação está planejada para aprofundar as reformas em ambas as frentes, fiscal e verde.
Durante a votação, Carlos Portinho (PL-RJ) agradeceu o apoio da CAE e afirmou que a liberação do dinheiro é fundamental para o município.
— A prefeitura tem carência de investimentos — assinalou.
O PEF visa aos seguintes resultados:
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 9° Máx. 24°
Mín. 9° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 9° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
