Sábado, 20 de Julho de 2024 22:46
(31) 99129-8046
Saúde NUTRICIONISTA

Alimentação saudável começa na infância

Os hábitos alimentares começam quando introduzimos alimentos além do leite materno na rotina dos bebês.

08/09/2022 08h45 Atualizada há 2 anos
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: ELAINE CHAGAS
Alimentação saudável começa na infância

Eu sou Elaine Chagas, mãe de dois filhos, moradora de Sabará e há 16 anos uma pessoa extremamente apaixonada pela nutrição. Durante esse tempo percebi que muitas pessoas tratam alimentação saudável como um bicho de sete cabeças ou, algo muito longe de ser alcançado devido ao custo elevado. Como nutricionista pretendo ajudar você, dando informações e dicas sobre alimentação simples e descomplicada em busca de uma melhor qualidade de vida.

É muito comum escutarmos alguém falar: “esse menino é chato para comer!”. Tenho certeza que você já perdeu as contas de quantas vezes escutou essa frase ou, talvez, até já disse. Uma criança/adolescente que é considerado “chato para comer” é uma criança seletiva, ou seja, que seleciona o que vai comer, e não “come de tudo”. Você sabe por que isso acontece?

Os hábitos alimentares começam quando introduzimos alimentos além do leite materno na rotina dos bebês. Essa introdução deve ser feita com alimentos naturais como: verduras, legumes e frutas SEM ACRESCENTAR AÇÚCAR e com a menor quantidade possível de sal. Oferecer açúcar, sal e alimentos industrializados antes do primeiro ano de vida da criança torna tudo mais difícil.

Porém, quando a criança apresenta resistência, algumas pessoas tendem a dar um jeitinho para a criança aceitar os alimentos, colocando “só um pouquinho” de açúcar. Pronto! Ai complica tudo!

Essa quantidade vai aumentando de uma forma rápida, porque o paladar se acostuma e começa aceitar apenas alimentos adoçados artificialmente.

Com o passar do tempo essa seletividade só aumenta e junto com ela alguns problemas cada vez mais comuns em nossas crianças. É crescente a carência de algumas vitaminas como A, D e B12, além da incidência de anemia. O empobrecimento alimentar é também uma das causas de sobrepeso e obesidade na adolescia além de serem fatores para doenças como hipertensão, diabetes e até mesmo a Covid-19. Se você convive com uma criança ou adolescente que tem uma alimentação seletiva não se desespere dá para mudar isso. Comece fazendo pequenas mudanças.

Troque refrigerante por suco natural, temperos prontos por tempero caseiro com alho, cebola,cheiro verde, azeite e especiarias. Troque a salsicha por ovos e o achocolatado por cacau em pó.

Pequenas mudanças diárias, uma de cada vez. É importante a persistência e explicar para as crianças o beneficio dessas mudanças e as consequências. A educação alimentar é uma construção contínua, nunca desista de oferecer o melhor para seu filho!

Aguado você na próxima edição!

 

Elaine Chagas - Nutricionista

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ELAINE CHAGAS
Sobre ELAINE CHAGAS
Elaine Chagas, mãe de dois filhos, moradora de Sabará e há 16 anos uma pessoa extremamente apaixonada pela nutrição.
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias