
O evento reuniu nove bandas de Sabará e outras cidades mineiras, muitos sabarenses e turistas que se deliciaram ao som de um repertório eclético apresentado pelos músicos.
De Sabará participaram a Sociedade Musical Lira da Paz (Ravena), Sociedade Musical Harmonia Celeste (Alvorada), Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia (Santa Lúcia) e Sociedade Musical Santa Cecília (Centro).
Maestro da Banda Santa Cecília há 10 anos, Marcos Eduardo Elói da Silva, diz que o encontro é muito bom, pois além de reunir vários músicos, possibilita o reencontro de vários amigos e colegas que ele diz ver apenas nessa ocasião.
Marcos ressalta que para Sociedade Musical Santa Cecília o Encontro de Bandas é um momento muito importante e por isso os músicos se preparam por cerca de três meses com muito ensaio e selecionando um repertório especial. Ele diz que espera contar com mais bandas sabarenses nos próximos encontros, ressaltando que algumas importantes, como a do Fátima e a de General Carneiro não estão em atividade por falta de apoio. “Seria muito bom se as Sociedades Musicais tivessem mais apoio, assim a cidade poderia contar com um número maior de bandas, proporcionando mais integração entre os músicos, enriquecendo a cultura de Sabará e proporcionando um trabalho mais tranquilo para nós da Santa Cecília que por muitas vezes ficamos sobrecarregados”.
Pela primeira vez no Encontro se apresentou a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus de Cachoeira da Prata. De Santa Luzia vieram as Bandas de Música Benício Moreira e Estrela de São João. O evento contou ainda com a presença da Corporação Musical São José de São José da Lapa e a Banda de Música Santa Cecília de Barão de Cocais. A Escola de Arte Musical de Raposos que participaria do evento comunicou que por questões estruturais não foi possível a participação.
O encontro de Bandas 2017 fez parte das comemorações do Festival de Inverno de Sabará.