Quinta, 09 de Julho de 2026
(31) 991298046
Política CIDINHO DA ONG

Transformando a sociedade

Transformando a sociedade

12/06/2017 14h23
Por: Glaucia Melo Clark
Transformando a sociedade

A Ong Rede Colaborativa Brasil existe há pouco mais de um ano, quando foi registrada oficialmente como uma ONG, mas os trabalhos realizados pelas pessoas envolvidas já vêm transformando a realidade de muita gente há cerca de oito anos.

A ONG é a realização de um sonho de Sidney Eustáquio Alexandre, o Sidinho da ONG, atualmente vereador. Ele conta que a ideia surgiu através de um trabalho de pesquisa quando cursava uma especialização no Terceiro Setor, juntou o conhecimento acadêmico, com a experiência de vida, por morar em uma região que não tinha um local que oferecesse algo que pudesse inserir os jovens e adolescentes no mercado de trabalho, dessa forma nasceu a Rede Colaborativa.

Embora esteja inserida no bairro Alvorada e tenha uma forte atuação na região, a ONG atende toda a cidade, já que pessoas de várias regiões se beneficiam com os serviços oferecidos, principalmente os cursos profissionalizantes.

A Rede Colaborativa está baseada em três pilares: Projetos Culturais, Atendimentos Sociais e Cursos Profissionalizantes.

Projetos Culturais

Os projetos culturais desenvolvidos pela ONG estão voltados principalmente para as escolas da regional Ana Lucia, local onde está inserida. Essas escolas são apadrinhadas pela ONG e vários trabalhos são realizados nas instituições. Além disso, contribuem no fortalecimento da cultura local, valorizando os lideres comunitários que realizam festas em datas comemorativas ou promovem Ruas de Lazer. A Rede dá um suporte na questão burocrática e também oferece a estrutura do evento. O objetivo é levar o desenvolvimento comunitário, socialização e valorização do espaço onde a pessoa vive.

Atendimentos Sociais

A ONG oferece atendimento jurídico e psicológico, atualmente conta com dois profissionais de cada área. Em 2016 o atendimento jurídico chegou a 200 pessoas, sendo que 15% deram entrada e concluíram o processo. E mais de 100 pessoas foram atendidas pelos psicólogos, sendo que 20% continuaram o tratamento.

Cursos Profissionalizantes

Os serviços mais procurados na ONG são os cursos profissionalizantes. Sidinho explica que os cursos são semestrais e a cada semestre pode mudar a oferta, pois as áreas são baseadas nos profissionais voluntários que se cadastram para lecionar as aulas.

Em 2016, a Rede Colaborativa ofereceu cursos de corte de cabelo masculino; cuidador de idoso, auxiliar administrativo, recepcionista e designer de sobrancelhas. Foram 153 alunos formados no fim do ano. Destaque para os cursos de cuidador de idosos que já empregou 40% dos alunos e o de corte de cabelo masculino que também já tem 30% dos alunos empregados.

No primeiro semestre deste ano a ONG ofereceu cursos de cuidador de idoso, corte de cabelo masculino, Inglês e manicure. A formatura foi no final de maio e 44 alunos concluíram os cursos.

Sidinho diz que em todos os cursos, além das aulas teóricas, os alunos têm a experiência prática. Os estudantes do curso de cuidador visitam lares de idosos e os de corte de cabelo participam de ações em escolas e ruas de lazer.

Para o próximo semestre os cursos do primeiro semestre continuam na grade e a novidade será o curso de porteiro. As inscrições começam em julho e as aulas se iniciam em agosto.

Mais informações podem se encontradas pelo telefone 3016-8801/ 97696 9136 ou através do facebook: www.facebook.com/pg/ONGRedeColaborativaBrasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 01h13
16°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

15° Sensação
1.49 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)

Mín. 13° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Sábado (11/07)

Mín. 14° Máx. 29°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias