Sábado, 20 de Julho de 2024 22:55
(31) 99129-8046
Sociais APOSENTADORIA

Posso me aposentar por ter depressão?

Em recente decisão, depressão aguda grave passou a ser considerada uma doença elegível para concessão de aposentadoria por invalidez

29/03/2022 15h11 Atualizada há 2 anos
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Diego Wellington Leonel
Posso me aposentar por ter depressão?

Recentemente publicamos um artigo onde explicamos quais são as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez no INSS. Caso não se lembre, falei anteriormente que não existe um rol definido de doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez no INSS. Isso significa dizer que embora se tenha uma lista que previamente traz um parâmetro de doenças suscetíveis de concessão, há outras que podem ainda ser consideradas também como incapacitantes.

Como saber então se determinada doença é grave o suficiente para servir de parâmetro para concessão de uma aposentadoria por invalidez? Toda doença, seja ela do rol ou não, está suscetível de uma avaliação, que chamamos de perícia. É o médico perito quem irá avaliar qualquer tipo de problema que a pessoa possa ter, seja ela uma incapacidade física ou ainda psicológica. 

Levando isso em consideração, foi que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu por conceder auxílio-doença, juntamente com a conversão deste para aposentadoria por incapacidade permanente, a uma agricultora de 58 anos de idade. Segundo o que consta no processo, e o que foi demonstrado ao longo dele, é de que a segurada apresenta quadro de depressão crônica grave e, em razão disso, está totalmente incapacitada para desenvolver qualquer atividade.

Dessa forma, se você está nessa condição, ou conhece alguém que esteja enfrentando esse problema, é importante consultar um advogado especialista em questões previdenciárias para saber se os demais requisitos foram preenchidos para realizar o pedido junto ao INSS. 

Para mais informações sobre o assunto CLIQUE ou escaneie o código QR abaixo:

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
DIEGO LEONEL
Sobre DIEGO LEONEL
Nesta coluna você vai aprender mais sobre o equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios da Previdência Social. Diego Wellington Leonel é Advogado, Palestrante, Parecerista, Consultor Jurídico na área Previdenciária.
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias