Terça, 04 de Agosto de 2026
15°C 26°C
Sabará, MG
Publicidade

Assédio eleitoral no ambiente de trabalho: uma violação à liberdade democrática

O uso da posição hierárquica para pressionar colaboradores a votar ou participar de campanhas políticas compromete a liberdade de escolha e a integridade do processo eleitoral, violando direitos fundamentais e gerando consequências legais e trabalhistas

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Dr. Lúcio Medeiros
29/08/2024 às 16h59
Assédio eleitoral no ambiente de trabalho: uma violação à liberdade democrática
Lúcio de Medeiros - Advogado especialista em Direito público eleitoral. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente da Comissão de Apoio aos movimentos sociais.

O assédio eleitoral no ambiente de trabalho é uma prática com potencial de ferir diretamente os princípios fundamentais da democracia e da liberdade de escolha do cidadão, por se tratar de uma conduta ilícita. Tal prática se caracteriza no momento em que o empregador, utilizando sua posição hierárquica, pressiona seus colaboradores a votar em determinado candidato ou partido, ou, ainda, a participar de campanhas políticas, seja de forma explícita ou velada. Essa prática configura violação ao direito fundamental do sufrágio universal e secreto, assegurado pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 14.


Vemos que o ambiente laboral, por sua própria natureza de subordinação e dependência econômica, torna-se um local particularmente suscetível à ocorrência desse ilícito. A ameaça de demissão, a imposição de adesão a manifestações políticas ou a promessa de benefícios são exemplos clássicos de assédio eleitoral, onde se cria um cenário de constrangimento e insegurança para o trabalhador.


Inobstante o comprometimento da dignidade humana e a liberdade democrática, essa pressão afeta diretamente o processo eleitoral, desvirtuando a igualdade de condições entre os candidatos e candidatas e, consequentemente, a legitimidade do pleito.
Por ser tratar de uma conduta multifacetada, o assédio eleitoral pode levar a consequências e punições em diversas esferas, como criminal, cível e eleitoral. A Constituição Federal protege a liberdade de voto e a igualdade nas eleições. Por sua vez o artigo 300 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 1965) dispõe que é crime o servidor público valer-se de sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido, com penas de até seis meses de prisão e multa. Ao passo que o artigo 301 diz ser crime o uso de violência ou grave ameaça com o mesmo objetivo, com pena de prisão de até quatro anos e multa. A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), por sua vez, proíbe condutas que possam desequilibrar o pleito, sendo o assédio eleitoral um claro exemplo de desrespeito a essa norma.


Vale ressaltar aqui que no âmbito trabalhista, o empregado vítima desse assédio pode buscar a reparação por danos morais, uma vez que a prática atinge sua dignidade e autonomia. O Ministério Público do Trabalho desempenha um papel importante na fiscalização dessas condutas, podendo promover ações coletivas para proteção dos trabalhadores e da integridade do processo eleitoral.
Em suma, o assédio eleitoral no ambiente de trabalho seja ele privado ou público não apenas viola direitos fundamentais dos trabalhadores, mas sobretudo compromete o princípio basilar da democracia: a liberdade de escolha. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
POLPA E PELE Há 2 horas

Lançamento do livro Polpa e Pele em Sabará terá sarau poético e entrada gratuita no Rancho da Cultura

Poeta Tamires Lunardelle estreia na literatura com evento aberto ao público no dia 9 de agosto, reunindo poesia, microfone aberto e valorização da cultura local

Proteção animal Há 23 horas

Vacinação Antirrábica em Sabará: campanha imuniza cães e gatos no dia 8 de agosto; raiva é doença sem cura e pode matar

Prefeitura de Sabará realiza a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em seis regiões do município. A imunização é gratuita e protege animais e pessoas contra a raiva, doença viral com quase 100% de letalidade após o início dos sintomas.

Revés Político Há 1 dia

Cleitinho desiste da candidatura ao Governo de Minas após morte do irmão e emociona ao anunciar decisão

Senador do Republicanos afirma que não tem condições emocionais de disputar as eleições neste momento. Em vídeo ao lado da direção nacional do partido, Cleitinho chorou, pediu perdão aos mineiros e disse que precisa cuidar da família e da própria saúde emocional.

PRIMEIRO LIVRO Há 1 dia

Gabriela Correia lança “Romance em Pequenos Versos” no Teatro Municipal de Sabará neste sábado (8)

Escritora sabarense apresenta sua primeira edição física após cinco anos de espera. O lançamento de Romance em Pequenos Versos celebra a literatura, a cultura de Sabará e a força da escrita como instrumento de esperança e transformação.

GASTRONOMIA Há 1 dia

2º Circuito Gastronômico de Inverno de Sabará reúne 24 estabelecimentos com pratos exclusivos e promete movimentar o turismo durante todo o mês de agosto

Jabuticaba, banana e ora-pro-nóbis inspiram receitas inéditas em bares, restaurantes, cafeterias e sorveterias; confira o guia completo dos participantes

Lenium - Criar site de notícias