Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Política PRESTAÇÃO DE CONTAS

Prefeito Fantini termina seu governo prestando contas à sociedade

Prefeito Fantini termina seu governo prestando contas à sociedade

03/01/2017 09h20
Por: Glaucia Melo Clark
Prefeito Fantini termina seu governo prestando contas à sociedade

Nos últimos quatro anos a atual gestão trabalhou com muito empenho e dedicação com o objetivo de proporcionar aos moradores de Sabará melhor qualidade de vida e bem estar. Foram muitos os investimentos em infraestrutura, segurança, saúde, educação e em diversas áreas.

A atual administração fecha sua gestão deixando um grande legado para a cidade. Sabará evoluiu, principalmente na saúde e educação com a construção e reforma de centros de saúde, escolas e creches. Tudo isso se deve ao esforço do prefeito e toda sua equipe, não só na execução das obras, mas também no empenho na conquista de verbas para que projetos fossem elaborados e as obras executadas.

SAÚDE

A saúde foi a menina dos olhos da Prefeitura. Foram 11 Unidades Básicas de Saúde reformadas; dos bairros Alvorada, Nova Vista, Fátima I e II, Mangueiras, Castanheiras, Vilas Reunidas, Borba Gato, e Ravena, no CAIC e a Policlínica. Além disso, duas UBS’s foram construídas, uma em Roça Grande e outra no Novo Alvorada. O investimento total dessas melhorias foi de quase R$ 5 milhões recurso oriundos dos Governos Federal e Municipal.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também ganhou investimentos. Foi implantado um laboratório no local, reduzindo de forma significativa o tempo de entrega dos exames. Além disso, foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto na Unidade que não contava com este serviço.

Ainda estão em construção outras três Unidades Básicas de Saúde, nos bairros Adelmolândia, Ana Lúcia e Campo Santo Antônio. Para a execução já foi aprovado um recurso de quase R$ 3,5 milhões. As obras deverão ser concluídas até o fim deste mês.

O maior investimento no setor da saúde foi a maternidade. A estrutura está em fase de acabamento; faltam impermeabilização, instalações hidrossanitárias, elétricas, piso e outros.

O recurso total aprovado para a obra foi de R$ 4.800.003,60. A maternidade contará com um centro cirúrgico e ambientes de apoio contendo leitos de cuidados intermediários. No total serão 24 leitos com capacidade operacional para realizar 200 partos/mês.

A cidade ganhou também uma comunidade terapêutica instalada no antigo Clube Caça e Pesca. A entidade sem fins lucrativos presta serviços a dependentes químicos.

ECONOMIA

O maior investimento no setor econômico é o Distrito Empresarial Fazenda Marzagão que está sendo construído próximo ao cemitério Terra Santa. O Distrito vai gerar aproximadamente 5 mil empregos diretos e até o momento 32 empresa já aderiram ao projeto. As obras estão paralisadas, mas já foi feito todo o serviço de terraplenagem, compactação e a drenagem já foi iniciada. O valor do recurso total aprovado é de R$ 24.191.636,71.

EDUCAÇÃO

Onze escolas municipais foram reformadas nos últimos quatro anos. Entre as melhorias estão ampliação, implantação de laboratório e quadra Poliesportiva, como foi o caso da Escola Geraldo Feitosa. Destaque para a Escola Municipal Tiná Costa no bairro Vila Santa Cruz que passou por uma reconstrução completa, ganhando 11 salas, biblioteca e elevador.

A educação infantil recebeu uma atenção especial. A creche do bairro Castanheiras passou por uma reforma total, teve ampliação e foram adquiridos novos equipamentos, atualmente o local tem capacidade para receber 600 crianças. Outros bairros também deverão ser beneficiados com cinco Centros de Educação Infantil que estão sendo construídos no Cabral, onde a obra está bem adiantada e ainda Ravenópolis, Mangueira, Bela Vista e Borges já foram iniciadas. O bairro Eucalipto também será contemplado, apesar do recurso de R$ 1.599.248,46 ter sido aprovado, a construção não foi iniciada.

Sabará conquistou ainda a Universidade Aberta do Brasil que é um programa de Ensino Superior gratuito que abre as portas para aqueles que não tiveram a oportunidade de frequentar uma unidade de ensino superior presencial. O convênio foi firmado com a Universidade Federal de São João Del Rei. A Universidade oferece o curso de graduação em Filosofia e a partir do próximo ano oferecerá pós-graduação em Mídia na Educação e Gestão Pública Municipal. As inscrições para o próximo semestre já se encerraram.

Ainda no ensino superior está em construção o Campus do IFMG Instituto Federal de Minas Gerais, obra financiada com recurso federal. Vale lembrar que houve um trabalho do prefeito Diógenes Fantini, junto aos deputados em Brasília, para assegurar o local onde está sendo construído.

SEGURANÇA

A cidade ganhou muito em segurança. No bairro Morada da Serra foi instalada a Delegacia da Mulher que atende a vítima em qualquer situação de violência. Em Nações Unidas foi implantada a Delegacia da Polícia Civil com plantão que atende 24 horas, no local funciona também o Detran.

Já a 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil no Centro foi totalmente reformada, melhorando o desempenho dos agentes. O local abriga ainda a Delegacia de Homicídios e um Posto de Identificação. A cidade ainda recebeu novos delegados.

Foi construída também a nova sede da Guarda Municipal e adquiridos coletes balísticos, armas de eletrochoque (taser) e novas viaturas entre carros e motos.

ESPORTE, CULTURA E LAZER

Três setores extremamente importantes para o desenvolvimento da sociedade. Os atletas sabarenses ganharam o Ginásio Poliesportivo do Siderúrgica “Paulo Florêncio” que pode ser utilizado para a prática de várias modalidades esportivas.

Ainda em construção está o Estádio Olímpico do Ferroviário que recebeu uma pista de atletismo, espaço para salto em distância, com vara, em altura, lançamento de dardos e de peso; além de vestiários e outras melhorias. A obra está 70% concluída. O recurso total aprovado para essa obra foi de R$ 668.085,34.

Também em andamento está o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU’S) na Praça do Coreto, em General Carneiro, que atenderá vários esportes e ainda poderá ser utilizado para exibição de filmes e apresentações artísticas diversas, beneficiando cerca de 25 mil pessoas. A obra que é do Governo Federal teve recurso aprovado de R$ 2.760.000,00 e está praticamente concluída.

Foram implantados 20 núcleos de Esporte Educação do Programa Segundo Tempo (PST) e 13 núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). O PST atende a aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes. Já o Pelc atende aproximadamente 5.200 pessoas. O recurso total aprovado para a implantação dos dois programas do Governo Federal é de R$3.271.312,1.

Para a realização de eventos diversos, grandes shows e um palco para divulgar o talento sabarense, a cidade ganhou a Arena Largo do Marquês, construída na região central da cidade, o local tem capacidade para comportar até 10 mil pessoas. Esta obra veio tirar todas as festividades do Centro Histórico para conservá-lo.

Através do PAC das Cidades Históricas foi aprovado um recurso de quase R$ 8 milhões para a reforma do Teatro Municipal e do Solar Padre Correia (prédio da Prefeitura). Os locais já foram fechados para reforma, e as obras no Teatro já começaram.

MAIS COMODIDADE PARA OS SERVIDORES

Ao longo dos quatros anos de mandato alguns projetos voltados para melhor acomodação da administração pública também se fizeram de extrema importância. Alguns setores pararam de trabalhar no “improviso” e ganharam novas sedes.

O clube Botafogo foi ampliado; o local recebe agora a Sede Administrativa e algumas repartições como as Secretarias de Comunicação e de Planejamento, além da Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura.

O Solar Dona Sofia, na Rua Pedro II, também foi reformado e atualmente abriga a Secretaria de Cultura e o Gabinete do Prefeito. O Turismo também ganhou uma sede própria junto ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista). A Secretaria de Desenvolvimento Social passou a funcionar na Rua do Carmo e os servidores da Secretaria de Fazenda agora também trabalham em um espaço amplo, o setor passou a funcionar no antigo prédio do Banco Itaú, recuperado para o município na gestão Fantini.

PROJETOS E RECURSOS EM CAIXA

Além de todas as obras concluídas e outras em andamentos, existem diversos projetos já com recursos aprovados. Como o da sinalização turística (R$ 500 mil); Portal Turístico (R$264.950,00), requalificação da Rua Pedro II (R$ 644.650,00), restauração do Largo e Igreja do Rosário (R$ 2.991.176,00) e outros para contenção de encostas (R$ 400 mil).

Existe ainda um Concurso Público em curso que está previsto para ser realizado em janeiro. Foram 28 mil inscritos para disputar quase 700 vagas em diversas áreas.

INFRAESTRUTURA

Foram quatro anos de muitas obras por toda cidade. Avenidas, novas ruas, pontes, recapeamento, muros de contenção e diversas intervenções.

Os bairros Rosário I, II, e III tiveram mais de 30 ruas pavimentadas, construção de passeios, muros de contenção, drenagem, sinalização e iluminação. Roça Grande e Fátima também foram beneficiados com a pavimentação de muitas ruas. O total de recurso aprovado para o investimento nessas regiões chega a quase R$ 20 milhões.

Outras regiões também ganha

ram. Já estão concluídos o passeio na Avenida Vitor Fantini com a instalação do gradil, rampa de acesso na rua Padre Ornelas no bairro Nova Vista; a canalização do Córrego Coqueiros com a construção de gabião na rua Joaquim Barbosa. Em General Carneiro, a ponte sobre o Córrego Leitão e a Avenida Dona Generosa, beneficiando mais de 40 mil moradores. E no Castanheiras, teve o asfaltamento da estrada do bairro até a via Borba Gato (2,7 Km de extensão).

Talvez a obra mais audaciosa tenha sido a construção da Avenida Central com 4.2 Km de extensão. A via corta os bairros Campo Santo Antônio, Córrego da Ilha, Morada da Serra, Nossa Senhora do Ó e Siderúrgica, beneficiando moradores e comerciantes dessa região e de toda a cidade já que desafoga o trânsito da área central. Para a conclusão faltam urbanização e sinalização.

A região central está sendo favorecida ainda com a construção da nova ponte de acesso ao bairro Paciência e a reforma da ponte Saldanha Marinho. As obras iniciadas no final de setembro já estão bem adiantadas. O valor total da verba aprovada é de R$4.979.206.89 o recurso é um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

O Pontilhão Ferroviário também será reformado se transformando em rodoferroviário e tendo suas estruturas revitalizadas.

A construção da ponte sobre o Córrego Malheiros também já foi iniciada, a estrutura será feita na rua Inglaterra, em Nações Unidas, do bairro à rodovia. A obra está sendo financiada pela prefeitura, sendo que recebeu através de um contrato de doação com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (SETOP) as vigas e as pré-lages. Já foram feitas a fundação e a estrutura de sustentação, estando pronta para receber as vigas que já foram liberadas pelo Estado.

Em Ravena, a rua Cândido Lúcio Ferreira recebeu 1.200 metros de pavimentação, drenagem e urbanização. A obra beneficiou a população dos bairros Traíras, Boa Vista e Manquinhas. Além de melhorar o acesso aos municípios de Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. O distrito já teve outras vias pavimentadas e ganhou também com a duplicação da área do Cemitério Municipal que recebeu um ossuário, um novo projeto de arborização e ornamentação com arbustos e flores.

Prefeito agradece ao município

O prefeito Diógenes Fantini encerra seu mandato dizendo que tudo que foi feito durante sua gestão foi pensando em um futuro melhor para Sabará. “Nós alargamos fronteiras e tiramos Sabará do G100, acho muito bom ter essa visão de competitividade no âmbito nacional e saber que Sabará está bem”, disse.

Fantini relembra e agradece aqueles que o apoiaram em sua gestão: os deputados Leonardo Quintão, Jô Moraes, Nilmário Miranda, André Quintão, Lincoln Portela, Vitor Penido. O senador Clésio Andrade e o secretário de Estado de Planejamento Helvécio Magalhães.

Para finalizar, o prefeito agradeceu todos os sabarenses e, sobretudo a equipe da Prefeitura que o acompanhou de forma séria e honesta. “Fizemos uma gestão sem acusação de dolos e ilícitos. Foi um período de muita realização, tivemos um governo auditado, de modo que todas as conquistas que entregamos ao povo sabarense foi de forma clara. Além disso, conseguimos fechar nossa jornada com todos os pagamentos em dia. Estou imensamente feliz em entregar o município com as soluções que conseguimos ousar e conquistar. Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que Deus continue zelando pelas coisas de nossa Sabará”.

Encerramento com Chave de Ouro

Nada melhor do que finalizar um grande trabalho com uma bela festa. Foi assim a 30ª edição do Festival da Jabuticaba, criado pelo prefeito Diógenes Fantini em sua primeira gestão, em 1986. O evento este ano foi realizado no Largo do Marquês, mais uma concretização de Fantini nos últimos quatro anos.

O prefeito foi homenageado pela Associação dos Produtores dos Derivados da Jabuticaba (ASPRODEJA) por ser o criador dessa grande festa. Fantini recebeu um prato com os dizeres: “Diógenes Fantini: Eu criei essa tradição”. Ele se sentiu lisonjeado com tamanha homenagem e afirmou que era uma alegria imensa que não cabia em seu peito.

O Festival e a Feira de Artesanato que aconteceram simultaneamente foram um sucesso. Quase 50 estandes no total entre expositores de jabuticaba e artesanato; cerca de cem mil visitantes, entre sabarenses e turistas, diversas atrações musicais, em três dias de festa. O evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Asprodeja e diversas associações de artesanato da cidade.

Turistas

O casal Paulo Antônio e Maria Viana veio de longe, Hidrolândia, Goias, a 30 quilômetros de Goiânia. E a visita ao Festival não foi à toa, o casal possui uma fazenda onde está simplesmente o maior pomar de jabuticaba do mundo, isso mesmo! São 42 mil pés espalhados em 100 hectares, na fazenda Jabuticabal. Mesmo acostumados com essa fartura de jabuticaba, eles se surpreenderam com o nosso festival. Elogiaram a estrutura e o apoio da Prefeitura. E se encantaram com muitos produtos.

Estação Asprodejas Cozinha Show

Este ano o Festival apresentou algumas novidades, entre elas teve a Estação Asprodejas – Cozinha Show, onde chefs de cozinha criaram pratos durante o evento com produtos derivados da jabuticaba. O Cozinha Show é uma iniciativa da Asprodejas e contou com o patrocínio do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura. O objetivo era introduzir o derivado da jabuticaba na gastronomia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 00h37
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
1.78 km/h Vento
63% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias