O Dia Nacional do Profissional de Eventos poderá ser comemorado oficialmente em 30 de abril. O projeto que institui a data (PLC 156/2017) foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) nesta quinta-feira (10). O texto segue agora para votação em Plenário.
De autoria do deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), a iniciativa contou com parecer favorável da relatora, senadora Mailza Gomes (PP-AC), lido na comissão pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN).
O parecer trouxe dados sobre a cadeia produtiva do profissional de eventos. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), ela envolve 52 segmentos da economia, representando mais de 3% do PIB brasileiro. A atividade movimenta, anualmente, R$ 37 bilhões, emprega quase 3 milhões de pessoas e recolhe, em impostos, R$ 4,2 bilhões, informa o texto.
— Os profissionais da área de eventos estão presentes em nossas vidas nas mais diversas situações. De eventos familiares até eventos profissionais e sociais, são trabalhadores que exercem papéis diversos, com disciplina e sempre em busca da perfeição. Reconhecer essa classe de trabalhadores, com a criação do Dia Nacional do Profissional de Eventos, reveste-se de justiça — reconhece a relatora.
Ainda durante a reunião, os senadores aprovaram requerimentos para realização de duas audiências públicas. Um dos requerimentos, do senador Carlos Viana (MDB-MG), sugere a realização de debate sobre a criação do Dia Nacional em Memória às Vítimas da Inquisição Brasileira (REQ 19/2021).
Para o senador, discutir o tema é muito oportuno, neste ano em que se celebra o bicentenário do término da Inquisição Luso-Brasileira, em dia 31 de março de 1821.
— É preciso trazer à memória não só uma parte da história brasileira não contada nos livros didáticos adotados nos currículos escolares, mas, sobretudo, um alerta à sociedade sobre o perigo decorrente da intolerância e do ódio, da discriminação religiosa e racial, que alimentam a violência e a exclusão social — argumentou o senador.
Outro requerimento aprovado (REQ 7/2022), apresentado pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), propõe debate sobre a qualidade da educação no Brasil no contexto do novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dos mecanismos de premiação por qualidade criados no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 8° Máx. 20°
Mín. 9° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 10° Máx. 24°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
