Terça, 18 de Março de 2025 18:14
(31) 991298046
Economia APOSENTADORIA

Averbação de tempo de atividade rural

Tempo de atividade rural pode ser computado para fins de aposentadoria por tempo de contribuição

26/02/2022 11h30
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Diego Wellington Leonel

Pensando em se aposentar, mas falta tempo de contribuição? 

Se você trabalhou em atividade rural, existe a possibilidade de que esse período seja computado para fins de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. 

 

A averbação de tempo de atividade rural nada mais é do que o reconhecimento pelo INSS do período de atividade rural trabalhado. Isso acontece pois, muitas vezes o segurado não possui todo tempo de trabalho tanto para a aposentadoria por idade rural, quanto para a aposentadoria por tempo de contribuição. Sendo assim, o caminho mais viável é realizar o pedido de averbação da atividade rural, para ser somado ao tempo de contribuição, para tornar possível a aposentadoria. 

O pedido pode ser realizado junto ao INSS, devendo ser apresentada toda a documentação necessária que comprove o período de trabalho rural. Porém, é muito comum que a autarquia negue a aposentadoria sob o argumento de falta de tempo de contribuição, por não considerar o tempo de atividade rural. O que fazer neste caso? 

Sem dúvidas, contar com a ajuda de um advogado especialista é o melhor caminho. Judicialmente, além da comprovação documental, você terá oportunidade de reunir testemunhas para atestarem sua vida trabalhando em atividade rural. Com isso, você terá maiores chances de sucesso em conseguir a averbação do período trabalhado em atividade rural, e consequentemente, terá mais rápida a sua aposentadoria. 

Se você se enquadra nessa situação, em que possui tempo de atividade rural, se informe quanto a possibilidade de averbar o período, e assim, alcançar antes do que você imaginava, a tão sonhada aposentadoria. 

Quer saber um pouco mais sobre este assunto acesse o LINK.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
DIEGO LEONEL
Sobre DIEGO LEONEL
Nesta coluna você vai aprender mais sobre o equilíbrio financeiro e atuarial dos Regimes Próprios da Previdência Social. Diego Wellington Leonel é Advogado, Palestrante, Parecerista, Consultor Jurídico na área Previdenciária.
Sabará, MG
Atualizado às 15h08
28°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

29° Sensação
1.72 km/h Vento
58% Umidade do ar
100% (10.4mm) Chance de chuva
Amanhã (19/03)

Mín. 18° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (20/03)

Mín. 17° Máx. 27°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias