Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Convenções partidárias definem candidatos

Convenções partidárias definem candidatos

Por: Glaucia Melo Clark
05/08/2016 às 17h46
Convenções partidárias definem candidatos

A dois meses das eleições municipais a última semana foi marcada por várias convenções partidárias que definiram os nomes dos candidatos ao Legislativo e ao Executivo Sabarense.

No domingo, 31, ocorreu a maior parte delas. Na Escola Municipal Elza Soares a coligação “Juntos Somos Mais”, lançou a candidatura à reeleição do prefeito Diógenes Fantini (PMDB) e vice Ricardo Antunes (PTC).

A convenção contou com a presença dos 13 partidos da coligação e seus representantes a nível municipal e estadual, reunindo centenas de pessoas no local. Em um discurso emocionado Fantini ressaltou os avanços de seu governo e a prioridade em terminar grandes obras iniciadas durante o mandato.

Também no domingo na Escola Estadual Zoroastro Viana Passos o PSB e os partidos aliados realizaram a sua convenção, lançando o deputado estadual Wander Borges (PSB) e o vereador Lucas Silva (REDE) para prefeito e vice, respectivamente.

A convenção do PCB e outros partidos que compõem a coligação “Frente de Esquerda” aconteceu na quarta-feira, 3, onde foi lançado para o Executivo Alexandre Corradi e Vandelin Martin, ambos do PCB.

Até o fechamento dessa edição, ainda não tinha ocorrido a convenção do PRB, marcada para o dia 4. O partido lançou a pré-candidatura de Michel Irrthun para prefeito.

O prazo final para a realização de todas as convenções é o dia 5 de agosto. Além dos candidatos a prefeito e vice, nas convenções foram apresentados os nomes de todos aqueles que concorrem para vereador.

No caso das convenções não indicarem o número máximo de políticos, as vagas que sobram devem ser preenchidas em até 30 dias antes do pleito, não mais 60 dias, como era na legislação anterior.

Já o prazo limite para registro das candidaturas é 15 de agosto e, o início da campanha, dia 16 de agosto. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo em cartório ou na secretaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminará, sem possibilidade de prorrogação, às 19h do dia 15. O TSE alerta os candidatos que o registro pode ser feito antes, logo após a realização das convenções.

Em Sabará, de acordo com o site do TSE, até o dia 3 de agosto nenhum candidato havia registrado sua candidatura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
CONTAS IRREGULARES Há 6 dias

Sabará tem seis nomes em lista do TCEMG de contas irregulares enviada à Justiça Eleitoral

Relação encaminhada ao TRE-MG reúne agentes ligados ao município com decisões definitivas sobre contas públicas; em dois casos, há determinação de restituição aos cofres públicos

IMPASSE Há 3 semanas

Cleitinho volta a pedir candidatura ao Governo de Minas em convenção do Republicanos, mas Marcos Pereira mantém decisão

Senador faz apelo emocionado durante convenção nacional, cita família, fé e apoio popular, mas presidente do Republicanos reafirma que decisão do partido está mantida

Revés Político Há 3 semanas

Cleitinho desiste da candidatura ao Governo de Minas após morte do irmão e emociona ao anunciar decisão

Senador do Republicanos afirma que não tem condições emocionais de disputar as eleições neste momento. Em vídeo ao lado da direção nacional do partido, Cleitinho chorou, pediu perdão aos mineiros e disse que precisa cuidar da família e da própria saúde emocional.

Cachês Limitados Há 4 semanas

ALMG aprova limite para cachês artísticos pagos com dinheiro público em Minas Gerais; projeto aguarda sanção

PL 5.764/2026 estabelece teto de R$ 700 mil para contratações com recursos estaduais e limite municipal de até R$ 500 mil, sujeito à receita do município; texto também amplia a transparência e valoriza artistas locais.

Patrimônio Cultural Há 1 mês

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Sabará avança na ALMG e pode se tornar patrimônio cultural de Minas Gerais

Projeto de lei do deputado Professor Cleiton, construído em parceria com a vereadora Mariana, foi aprovado em segundo turno na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e segue para votação definitiva em Plenário, reconhecendo a tradicional celebração de Sabará como de relevante interesse cultural do Estado.

Lenium - Criar site de notícias