Quinta, 20 de Janeiro de 2022
(31) 99129-8046
RELIGIÃO RECONHECIMENTO

Padre Rogério é agraciado com o Prêmio Zumbi de Cultura 2021 pela Cia Baobá Minas

Padre está atualmente na Paróquia Santa Lúcia, no bairro Ana Lúcia – em Sabará,

29/11/2021 16h36
177
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
Padre Rogério é agraciado com o Prêmio Zumbi de Cultura 2021 pela Cia Baobá Minas

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Um dos eventos relacionados à data é o Prêmio Zumbi da Cultura 2021 – Cia Baobá Minas, que celebra 12 anos de existência e foi realizado de 16 a 20 de novembro, em Belo Horizonte. 

No dia 16 de novembro aconteceu, no Grande Teatro do Sesc Palladium, a solenidade da entrega do Prêmio Zumbi de Cultura pela Cia Baobá Minas.

Na categoria Religiosidade o vencedor foi o padre  

Rogério Messias dos Santos, nascido em Ribeirão Vermelho -MG, filho de Geraldo Messias dos Santos, negro, e de Sonia Alcântara dos Santos (filha de descendentes portugueses). 

Padre Rogério agradeceu pelo prêmio e ressaltou a importância de combater o preconceito. “Agradeço a Cia Baobá que me descobriu neste universo, a vocês pelo carinho e vamos continuar trabalhando contra o preconceito, pela liberdade religiosa e em favor do menos favorecidos”, finalizou. 

 

Conheça o trabalho de Padre Rogério

 

Padre da Igreja Católica, atualmente na Paróquia Santa Lúcia, no bairro Ana Lúcia – em Sabará, tem 62 anos. Além dos serviços pastorais, foi o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário que tem o Centro Comunitário Nossa Senhora do Rosário, que é o Ponto de Cultura “A Cor da Cultura” e a casa “Centro de Negócios Afroculturais A Cor da Cultura”, onde funciona o negócio social focado na cultura negra.

“No Centro de Negócios Afroculturais, o povo preto de Sabará produz seus artesanatos, produtos de jabuticaba, cerâmica, artes sacras e gastronomia peculiar das antigas senzalas, como geração de renda e incentivo ao empoderamento dos negros escravizados no Brasil, onde Sabará teve como berço os arraiais de Sabará para a exploração do Ouro”, explicou o padre. 

 

A premiação do dia 16 de novembro foi distribuída em 16 categorias: teatro, atuação política, dança, personalidade negra, manifestação cultural, música, menção honrosa, literatura, religiosidade e protagonismo juvenil. Foram criadas para a comunidade: resistência LGBTQI+, representatividade mirim, artes visuais, destaque homem negro e destaque mulher negra.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Sabará - MG
Atualizado às 14h24 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 32°

32° Sensação
1.8 km/h Vento
46.8% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias