A Fundação ArcelorMittal e a Belgo Bekaert acabam de anunciar os vencedores do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021 e Sabará é destaque nacional: a Escola Municipal Santos Dumont garantiu o primeiro lugar na categoria Cientista Jovem II, com o projeto “O lixo e sua ampla relação com o meio ambiente”.
Em sua 29ª edição, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2021 lançou luz ao tema “O Desafio do Lixo, como podemos ser mais sustentáveis?” e registrou a participação de 1.800 professores em webinars de formação e mais de 350 projetos inscritos durante quatro meses de trabalho, com representantes de 23 municípios, em cinco estados brasileiros. Os 4 mil alunos inscritos desenvolveram projetos para a redução de produção de lixo doméstico; transformação do lixo em arte com geração de renda; mobilização ambiental via redes sociais; e recuperação de áreas ambientais degradadas. O Prêmio também ofereceu, de maneira remota, atividades para os filhos dos empregados da ArcelorMittal e Belgo Bekaert e registrou a participação de 450 crianças.
Segundo Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal, a escolha do tema sempre é pensada com o intuito de estimular a criatividade e a mobilização dos estudantes. “Este ano, vimos vários projetos interessantes e que reforçam a relevância dos temas abordados, pois possibilitam que todos pensem em alternativas que nos ajudem a tornar o mundo melhor e mais sustentável. Essa é a grande temática sob a qual estamos sempre alinhados”, reflete.
O objetivo do projeto é contribuir para a formação de um time de cientistas-mirins que possam integrar os projetos que levam em conta a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para além da temática, a premiação é um incentivo à reflexão com relação ao desperdício, sobretudo de alimentos, que poderiam amenizar a fome de muitas pessoas. “Buscamos estimular os estudantes a pensarem como disseminar o cuidado e a conscientização sobre a geração de lixo em suas comunidades”, aponta Marques.
Assim como o processo da inscrição à avaliação dos projetos, a premiação será realizada de forma on-line. Alunos e professores participantes serão certificados e os vencedores serão premiados com recursos em dinheiro e brindes da ArcelorMittal.
História do Prêmio – O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e de Meio Ambiente. O projeto promove a capacitação de professores, faz a distribuição de kits educativos e reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelas escolas e filhos de empregados. Já são mais de 4 milhões de estudantes de 32 municípios beneficiados pela iniciativa. Desde 2016, seguindo a diretriz da ArcelorMittal Mundial de priorizar a Educação STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), os melhores projetos são implementados pelas escolas e seus resultados servem de inspiração e exemplo para as novas turmas que ingressarão no ano seguinte. Hoje, ex-alunos que trabalham na ArcelorMittal e Belgo Bekaert, em áreas correlatas ao projeto, continuam apoiando a iniciativa em seus municípios de atuação.
Destaques - Confira a lista completa de vencedores no site www.fundacaoarcelormittal.org.br.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 26°
Sol e ChuvaMín. 14° Máx. 27°
Sol com algumas nuvens