Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Conquistas do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Conquistas do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Por: Glaucia Melo Clark
07/06/2016 às 09h26
Conquistas do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Após ficar desativado por vários anos o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sabará voltou a ativa em 2014 e tem realizado um belo trabalho.

O vice-presidente, Denílson Gonçalves, que tem dificuldade de locomoção diz que a luta do conselho é pela inclusão. Ele diz que nos últimos dois anos a passos lentos tem alcançado algumas conquistas.

Já conseguiram colocar os elevadores da Viação Cisne para funcionar, antes eles existiam, mas não funcionavam; passarela para cadeirantes em frente à Praça de Esportes. E o próximo passo será o passe livre para as pessoas que têm dificuldade para transpor a roleta nos ônibus, que passará a valer no fim do mês de junho.

Denílson diz que uma das maiores conquistas foi a Residência Inclusiva. O projeto é do Governo Federal e, é destinado a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, a residência inclusiva é uma modalidade de serviço de acolhimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Ela está organizada em pequenos grupos de até 10 pessoas por residência, cuja acolhida e convivência promove o desenvolvimento de capacidades adaptativas à vida diária, autonomia e participação social. Atua em articulação com os demais serviços no território para garantir a inclusão social dos residentes.

Em Sabará, a casa é gerida pelo Lar de Idosos José Verçosa Júnior, que recebe a verba do município, vinda do Governo Federal. Atualmente, existem apenas duas pessoas com deficiência no local, mas a casa tem capacidade para atender até 10 moradores. Denílson explica que na residência é oferecido serviços de fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapia ocupacional, enfermagem e ainda atendimento médico. Eles recebem assistência 24 horas por dia.

O Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sabará está aberto para apoiar e orientar às pessoas que tenham qualquer tipo de deficiência. Mais informações: 3672 7715

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias