
Em Sabará, vacina contra a doença é oferecida desde o dia 25
A vacina contra três vírus da gripe - H1N1, H3N2 e influenza B - já está sendo oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 16h. Seguindo a uma recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a Campanha de Vacinação foi antecipada para a segunda-feira, 25. O dia D aconteceu no sábado, 30 de abril, e a campanha segue até o dia 20 de maio.
O público alvo para vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, são as crianças de seis meses a quatro anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores dos serviços de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas e presidiários. As pessoas devem ir à unidade de saúde mais próxima de sua casa com o cartão de vacinas e um documento de identidade. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 26 mil pessoas na cidade.
Segundo a SES- MG a orientação para a antecipação se dá pela detecção, por parte da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, do predomínio da circulação do vírus Influenza A (H1N1) dentre os demais vírus respiratórios; e atende também a solicitações feitas pelos próprios municípios mineiros.
Além da vacina, a Secretaria de Estado de Saúde orienta a população a adotar hábitos simples, porém eficazes para reduzir o risco de adquirir ou transmitir a gripe. Como lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.