Quarta, 24 de Junho de 2026
(31) 991298046
Religião CAMPANHA DA FRATERNI

Depois da folia, orações e penitência!

Depois da folia, orações e penitência!

22/02/2016 14h26
Por: Glaucia Melo Clark
Depois da folia, orações e penitência!

Católicos sabarenses lotam as igrejas para missas de Quarta-feira de Cinzas e lançamento da Campanha da Fraternidade 2016

Depois de cinco dias de folia no Carnaval, católicos de todo o país se preparam para a quaresma com dias de entrega, adorações e penitências nas igrejas de todas as cidades. Em Sabará, fiéis lotaram as paróquias em diversas comunidades para a celebração da Quarta-feira de Cinzas.

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida, recordando a fragilidade e a passageira vida humana. Ainda segundo a tradição católica, na Quarta-feira de Cinzas assim como na Sexta-feira da Paixão, não se pode comer carne, somente o peixe é permitido.

Em General Carneiro a Paróquia São Sebastião ficou cheia para a celebração. Ainda no bairro, outra missa foi celebrada na Igreja São José Operário no início da noite. Em Roça Grande, o Santuário de Santo Antônio também recebeu centenas de fiéis pela manhã e no final da tarde.

Também houve celebrações na Matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro; e na Paróquia Nossa Senhora de Assunção, em Ravena.

Ainda no centro da cidade, duas celebrações especiais foram realizadas nas igrejas Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, ambas presidida pelo Padre Rogério Messias, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

A quaresma é o tempo que a igreja marca para os católicos se prepararem para uma das datas mais importantes para quem segue esta religião: a Páscoa. Segundo Padre Rogério, é um período de preocupação com a vida espiritual. São 40 dias de esforço, que vão da Quarta-feira de Cinzas até Domingo de Ramos.

“A quaresma representa para a igreja um tempo de penitência e preparação para a liturgia maior que é o Tríduo Pascal: paixão, morte e ressureição de Cristo. Como era de costume judaico sempre se preparar para todas as festas, então a igreja está se preparando para que as pessoas entendam que a grande graça é a ressureição. E para que possamos subir diante de Deus e melhorar nossa vida de alguma forma, é preciso se penitenciar de nossos maus hábitos uma vez que segundo a nossa fé, nós é que cortamos nosso relacionamento com Deus Pai através da nossa desobediência”, explica.

Campanha da Fraternidade

Esta semana, além no início da quaresma, também foi lançada pela Arquidiocese de Belo Horizonte e todas as paróquias e foranias, a Campanha da Fraternidade 2016. Este ano, a campanhaserá ecumênica e discutirá a situação do saneamento básico em todo o país com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. A campanha será coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. A primeira foi em 2000 e teve como tema “Dignidade humana e paz”; a segunda edição ocorreu em 2005 e a igreja falou sobre “Solidariedade e paz”; já em 2010 o tema debatido foi “Economia e Vida”.

“A campanha é ecumênica quando são reunidas as sete igrejas que formam o ecumenismo para debater um único tema. São igrejas cristãsque se respeitama todo o momento não discutindo doutrinas, mas sim melhorias. No Brasil temos dentro do ecumenismo, além da Católica, as igrejas Luterana, Metodista e Presbiteriana. Então, quando a Campanha da Fraternidade é comum, ela é lançada apenas pela igreja católica. Quando é ecumênica, é um tema que será trabalhado por todas essas igrejas que compõem o ecumenismo”, explica o pároco de Sabará.

Ainda de acordo com Padre Rogério, este ano, o tema vai questionar a responsabilidade do povo com o planeta e tudo que acontece nele. “Através do tema deste ano, vamos debater em nossos encontros a situação que o planeta se encontra, onde a responsabilidade de cuidar da terra é de todos e não somente de autoridades. A campanha é para acordar o povo e mostrar que com pequenas atitudes, grandes mudanças podem acontecer ao nosso redor”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 11h13
24°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 26°

24° Sensação
1.98 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias