Sábado, 20 de Julho de 2024 21:40
(31) 99129-8046
Cartas à Redação E-MAILS À REDAÇÃO

Secretaria de Meio Ambiente esclarece situação da Lagoa da Reta

Secretaria de Meio Ambiente esclarece situação da Lagoa da Reta

04/08/2015 15h33
Por: Glaucia Melo Clark

Na última semana foi publicado nas redes sociais que a Lagoa da Reta, um dos cartões postais de Sabará, estaria sendo prejudicada pelas obras no seu entorno. Segundo a denúncia, a Prefeitura estaria mexendo em uma nascente próxima ao local conhecido como antiga escadinha, ao lado da lagoa.

De acordo com o secretário de meio ambiente, Cleber Ignus, existem algumas nascentes próximas ao local que deságuam na redondeza ou na lagoa, mas todas estão preservadas, aquelas que secaram pode ter sido devido ao assoreamento com a construção de moradias. A Secretaria de Meio Ambiente informa ainda que a nascente citada não deságua na Lagoa.

A denúncia diz ainda que a água está diminuindo rapidamente (secando). O secretário informa que a Lagoa já está passando pelo processo de despoluição através do método de jardins filtrantes, que em cerca de três semanas já apresentou uma diminuição significativa de algas, tornando-se quase imperceptível. Ignus ressalta que esse processo pode dar a falsa impressão que a água estaria diminuindo, já que ela está sendo filtrada para em seguida retornar á lagoa.

O secretário salienta que além do trabalho de filtragem, foram plantadas no início do mês ao redor da lagoa 200 mudas de íris germânica, espécie popularmente conhecida como flor-de-lis, que apresentam belas flores brancas ou azuis, variando para tons lilás, mas infelizmente, segundo um fiscal, cerca de 25% já foram arrancadas.

A Secretaria alerta para a importância da participação de todos na preservação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias