Sabará viveu, no dia 31 de janeiro, um momento importante para o fortalecimento do esporte local com a realização do 2º Seminário de Desenvolvimento Esportivo de Sabará. O encontro promoveu um dia inteiro de imersão, aprendizado e troca de experiências, reunindo profissionais da área, gestores públicos, atletas, estudantes e representantes de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A abertura oficial foi conduzida pelo secretário municipal de Esportes, Ramon Viterbo, que agradeceu o apoio da igreja Batista, anfitriã do evento, e destacou o compromisso da gestão com a profissionalização da política esportiva no município. Segundo ele, o seminário representa um avanço na construção de uma secretaria mais técnica e preparada para ampliar oportunidades por meio do esporte.
O secretário também registrou a presença da subsecretária de Esportes, Paula Clark, do vereador Thiago Salgado, de representantes da Câmara Municipal e de esportistas vindos de cidades como Santa Luzia, Caeté e Vespasiano.
Representando o Legislativo, Thiago Salgado ressaltou o esporte como ferramenta de transformação social. Professor de Educação Física, ele destacou como projetos esportivos podem resgatar jovens, criar perspectivas e mudar trajetórias, além da importância de eventos que apresentem caminhos para captação de recursos e parcerias.
O primeiro painel do dia foi conduzido por Ederley Souza, especialista em captação de recursos públicos e ICMS Esportivo. Ele explicou como funciona o mecanismo em Minas Gerais e como os municípios podem ampliar sua pontuação por meio da organização de políticas públicas, conselhos municipais, projetos e eventos esportivos, reforçando a importância de registrar e divulgar todas as ações realizadas.
Na sequência, Ederley abordou as Leis de Incentivo ao Esporte, destacando a elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento esportivo municipal.
No período da tarde, o seminário seguiu com palestras sobre inovação, tecnologia, esporte de base e formação de valores, com participações de Didi Barroso, André Fernandes e Bruno Teobaldo.
Encerrando o evento, o atleta e palestrante Téo Laborne emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de superação no painel Mentalidade Campeã, destacando valores como disciplina, superação do ego e alta performance aplicada à vida.
Ao final, Paula Clark reforçou a importância da divulgação dos projetos esportivos, da parceria com a Prefeitura e apresentou o calendário esportivo do primeiro semestre, com diversos projetos em andamento.
O 2º Seminário de Desenvolvimento Esportivo de Sabará consolidou-se como um espaço de formação e planejamento, reafirmando o compromisso do município com um esporte mais profissional, inclusivo e transformador.
SÃO JOÃO Festa de São João no Largo do Ó movimenta Sabará com shows e quadrilha neste fim de semana
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
DIVERSÃO GARANTIDA Festival de Bolhas Gigantes chega a Sabará com diversão gratuita para crianças e famílias neste sábado
Credenciamento Sabará Rock Bier 2026 abre inscrições para empresas de alimentação, bebidas e cervejas artesanais
Regularização Fiscal REFIS 2026 em Sabará oferece até 90% de desconto para regularização de dívidas com o município
LIGA MUNICIPAL Vila Rica vence Rio Manso e conquista primeira vitória na competição em Sabará Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
