A operação faz parte da megacampanha "Se deu dúvida, é golpe", idealizada pela instituição com o propósito de combater os crimes de estelionato virtuais, acontecerá durante todo o mês de novembro.
A porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela, falou da importância da campanha e da atuação integrada entre as polícias. “Todas as ações de comunicação, preventivas e operacionais, voltadas para uma melhor qualificação dos dados, acabam sendo reforçadas por ações repressivas qualificadas integradas, como é esse caso da Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência (DINT) e, também, da Polícia Federal (PF), pontuou.
Segundo a major, a operação, coordenada pela Ficco, já trouxe resultados, mesmo que parciais, extremamente positivos para a população. “Essas prisões, inevitavelmente, combinarão com prevenção qualificada e prevenção de ilícitos, além de mostrar uma resposta imediata para a sociedade mineira”, explicou.
Prevenção
A megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!” da PMMG, lançada em outubro, foi abraçada por veículos de comunicação e influencers, além de contar com diversas peças publicitárias, que estão sendo divulgadas em outdoors e cartazes com dicas de segurança em locais com grande circulação de pessoas, em todas as regiões de Minas. Além de spot de rádios e publicação de vídeos nas redes sociais.
O objetivo é conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
Tendo o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, a campanha integra as estratégias da Polícia Militar para redução da criminalidade em Minas e foi elaborada com base no tripé: comunicação, inteligência e operações.
Mín. 20° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 24°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva