Sexta, 16 de Abril de 2021
(31) 99129-8046
GERAIS CONVERSA DE ESQUINA

Viva Nossa “Curtura”

Luiz Alves

26/02/2021 11h19
Por: Redação Fonte: Folha de Sabará

No Brasil, no início da colonização, falava-se o tupi-guarani, ou língua geral. Ainda temos muita herança desse dialeto indígena: Carioca, Maracanã, Morumbi, Sabará, Kaquende, Anhangabaú, sucuri, jiló, mandioca, nhenhenhém... Crescendo aqui o número de colonizadores, o português se impôs e passou a ser a língua oficial. 

Hoje é diferente. Quem não manjar um tiquitinho de inglês vai penar. Outro dia mandaram um whatsApp a um amigo meu perguntando se eu tinha facebook. Candidamente respondi que não: só tinha UNIMED. Não sei por que o amigo riu tanto. Quando o Amaral atuava pela seleção brasileira, nosso scrath foi jogar na África do Sul, país que vivia o apartheid, ou seja, um odiento regime racista. O Amaral, como vários cracks da seleção, era negro, lídimo representante do black people. Um jornalista lhe perguntou:

- Você e vários de seus colegas não estão preocupados com o apartheid?

- Deixem esse partaidi comigo, riu o Amaral. Na primeira vez que ele rebolar na minha frente, jogo o desgraçado com bola e tudo na cerca. 

Depois lhe contaram o que era apartheid. O Amaral ficou com uma vergonha danada. Porém, logo viu que não era o único ignorante no pedaço. Numa saidinha da concentração, convidou outro jogador, também escurinho, a irem a um restaurante. 

- Vamos devagar. Esse povo é metido à besta. Será que aqui vai ter apartheid? 

- Se tiver, esbravejou o outro, podem trazer. Com a fome desgraçada que tenho, traço qualquer coisa.

Fez muito bem certo matuto que recebeu a visita de um pernóstico turista americano. O visitante, ao ver a simplicidade do modo de viver da boa gente interiorana, indagou em tom de gozação, misturando inglês e portunhol:

- My friend, don’t you like ter um beautiful carro, una casita confortable?

O caipira mediu o gringo de alto a baixo, tirou o pito da orelha, puxou uma tragada e deu o troco, mostrando que sabia inglês. E em vários idiomas:

- Laiká até que nóis laikemu. Mas mônei que é gudi, míster, nóis num révi.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
CONVERSA DE ESQUINA
Sobre CONVERSA DE ESQUINA
Uma coluna bem descontraída que conta a história do povo da nossa cidade através das mãos do nosso amigo professor e ex-prefeito Luiz Alves
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Anúncio
Sabará - MG
Atualizado às 14h54 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

26° Sensação
8.7 km/h Vento
39.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias