Sábado, 20 de Julho de 2024 21:52
(31) 99129-8046
Gastronomia PROCON ASSEMBLEIA

Compra de peixe e bacalhau merece atenção redobrada

Procon Assembleia preparou dicas para a compra do prato principal da Sexta-feira Santa

25/03/2024 12h08
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: ALMG
Compra de peixe e bacalhau merece atenção redobrada

Seguindo a tradição católica de não se comer carne vermelha nem frango na Sexta-Feira Santa, consumidores lotam as peixarias nesta semana em busca de peixe e bacalhau. Por se tratar de um produto altamente perecível, é importante tomar muito cuidado na hora da compra. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elaborou algumas dicas que podem ajudar o consumidor a se precaver quanto à qualidade dos produtos e a buscar seus direitos, caso se depare com alguma irregularidade.

Os supermercados costumam vender peixes congelados, enquanto que as peixarias vendem mais peixes frescos. Essa é uma causa de grandes variações de preços para o mesmo produto. Mas é importante comparar em vários estabelecimentos, levando em conta a qualidade da mercadoria.

Assim, o consumidor deve observar com cuidado a validade dos produtos e a integridade das embalagens. Se estiverem violadas, devem ser evitadas e o estabelecimento precisa ser informado para retirá-las de venda.

Outra providência é verificar a cor, o cheiro e a firmeza da carne dos peixes. Suas guelras devem estar avermelhadas, sem líquido ou muco pastoso ao redor.

Se a compra for feita em uma peixaria, é importante saber a procedência dos produtos, bem como se o estabelecimento possui o selo da Vigilância Sanitária.

Para garantir o frescor do produto, o mais recomendável é comprar o peixe inteiro e pedir para o peixeiro limpá-lo na hora.

Como em toda compra, o consumidor deve exigir a nota fiscal. Pode ser que algum problema de qualidade seja detectado apenas quando se chega em casa com o produto.

Gelo – As peixarias podem realizar o chamado “glaciamento”, que é a aplicação de água sobre o peixe congelado, formando uma camada protetora de gelo para manter o produto conservado por mais tempo. Isso vai aumentar seu peso, mas esse acréscimo não pode passar de 12% do peso líquido do produto, conforme determina a Instrução Normativa 21/2017 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Qualquer irregularidade deve ser denunciada à Vigilância Sanitária do município, ao Instituto de Pesos e Medidas (Ipem – telefone 08000-355 355) ou ao Procon.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias